Da sombra ao papel principal no Boavista: João Gonçalves "vai alcançar outros voos"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Da sombra ao papel principal no Boavista: João Gonçalves "vai alcançar outros voos"
João Gonçalves em destaque na baliza do Boavista
João Gonçalves em destaque na baliza do BoavistaLUSA
Após quatro temporadas na sombra de nomes como Rafael Bracali, Helton Leite, Léo Jardim e Alireza Beiranvand, João Gonçalves teve a arte de saber esperar pela sua oportunidade e tornou-se peça imprescindível na baliza do Boavista a partir da temporada 2023/24.

Aos 23 anos, o jovem guardião é totalista na equipa axadrezada, sendo um dos principais destaques de uma equipa que tem vivido numa autêntica montanha-russa de emoções, dentro e fora de campo.

Talento precoce

Natural de Matosinhos, João Gonçalves passou pela formação de Leixões, Padroense, Salgueiros e Leça do Balio, sendo que foi neste último que despertou a atenção do antigo guarda-redes Miguel Mota, antes da mudança para o Bessa.

Os números de João Gonçalves
Os números de João GonçalvesFlashscore

"O clube tinha uma política de fazer com que a cada semana fosse treinar com a equipa principal um guarda-redes diferente, das camadas jovens. Isto de modo a ter um ambiente diferente, mais competitivo. Entretanto foram vários guarda-redes treinar connosco até aparecer o João", recorda Miguel, em declarações cedidas ao Flashscore.

"Quando apareceu o João, percebemos que estávamos diante de um talento muito desenvolvido para aquele clube. A partir da data em que o conhecemos, começou a trabalhar connosco semanalmente apesar de ter apenas 14 anos e começamos logo a perceber que ia ter um futuro brilhante", acrescenta.

"Ele aproveitou bem a oportunidade no Boavista. Merece o sucesso que tem. Tem uma capacidade de trabalho e aprendizagem enormes. Vai alcançar outros voos. É mentalmente muito forte e de certeza que vai continuar com o mesmo rendimento", sustenta.

Os elogios de Miguel Mota a João Gonçalves
Os elogios de Miguel Mota a João GonçalvesAFP/Opta by Stats Perform

"Trabalho e resiliência"

Não é segredo para ninguém que a temporada não está a correr de feição em termos coletivos para o Boavista, que tem feito de tudo para que os problemas extra-campo não interfiram na caminhada da luta pela manutenção.

No meio de um turbilhão de sensações, de vitórias a derrotas e empates, João Gonçalves tem sido obrigado a ser protagonista, muito por conta das dificuldades que os adversários conseguem impor à Pantera, e tem feito do Bessa a sua fortaleza, não sofrendo qualquer golo nos dois últimos jogos em casa.

"Tem evoluído muito esta época, jogo após jogo. Está mais à vontade, mais confiante e está a ter produtividade considerável. Está num grupo que não é fácil, devido aos condicionalismo do plantel, mas tem mostrado que está à altura e que está aí para outros voos", analisa Miguel Mota, sem dúvidas de que o futuro de João será risonho.

Os próximos jogos do Boavista
Os próximos jogos do BoavistaFlashscore

"Ele vai afirmar-se entre os melhores. Na Liga está muito bem. Não é fácil ter o rendimento que está a ter. Não tenho qualquer dúvida que vai a impor-se com a sua capacidade de trabalho e resiliência. Vai vingar", acrescenta.

"Acredito que com o potencial que tem, muito em breve vão surgir novas oportunidades. Só temos de dar tempo ao tempo e perceber a evolução natural que ele vai ter. Ele já se afirmou e estabilizou no Boavista e agora vai continuar a evoluir", remata. 

Siga o Boavista no Flashscore