Estreia abençoada: Rochez evita dissabor algarvio e agrava crise do Casa Pia (1-1)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Estreia abençoada: Rochez evita dissabor algarvio e agrava crise do Casa Pia (1-1)
Avançado hondurenho saiu do banco para garantir um ponto na bagagem
Avançado hondurenho saiu do banco para garantir um ponto na bagagem
LUSA/Opta by Stats Perform
Bryan Rochez estreou-se a marcar ao serviço do Portimonense ao apontar o golo do empate, aos 90+5 minutos, que anulou o tento inaugural apontado à bomba por Lucas Soares a favor dos gansos. Com este resultado, os algarvios aproximam-se da manutenção matemática à 31.ª jornada na Liga Portugal e os gansos despedem-se de uma possível ida à Europa na próxima temporada.

Vindo de uma série de cinco jogos sem vencer, o Casa Pia procurava aqui apresentar uma candidatura tardia aos lugares europeus caso conseguisse regressar aos triunfos. Em relação à derrota com o Desportivo de Chaves (1-0), Vasco Fernandes e Rafael Martins regressaram ao onze de Filipe Martins.

Escolhas iniciais e pontuações no final do encontro
Flashscore

Por outro lado, o Portimonense sofreu uma derrota pesada em Braga (4-1) depois de duas vitórias seguidas. O jovem defesa Alemão, de 20 ano, foi chamado ao eixo da defesa e Rui Gomes também foi novidade.

Começaram melhor os algarvios, com Wellinton Jr. a escapar à defesa numa bola parada e com um remate apertado deixou o primeiro aviso. O encontro acalmou, mas os ânimos estavam quentes no banco de suplentes e deram origem à expulsão de um elemento de cada equipa. As equipas atacavam à sua imagem: o Portimonense mais paciente, a chegar com mais controlo à frente e os gansos exploravam as transições.

Os lances de perigo regressaram só depois da meia hora, o Casa Pia começou a crescer na partida, apesar de não acertar na baliza. O pequeno Yuki Soma ficou perto de inaugurar o marcador com um cabeceamento em balão que saiu ao lado da baliza de Nakamura depois de um cruzamento longo de Leonardo Lelo. A melhor oportunidade pertenceu mesmo aos homens da casa (emprestada) e acabou por ser um dos falhanços da época. 

Aos 42 minutos, Saviour Godwin teve o espaço que tanto gosta sobre o flanco esquerdo, fugiu até à linha de fundo e disparou um cruzamento rasteiro para a pequena área que saiu ligeiramente para trás e Rafael Martins em esforço conseguiu, a um metro da linha de golo, acertar na trave. A esta hora ainda deve estar a estremecer... a trave e o avançado.

Estatísticas ao intervalo
Opta by Stats Perform

A atitude mudou no regresso dos balneários e voltou a ser o mesmo algarvio a provocar o primeiro calafrio. Wellinton Jr. teve espaço à entrada da área para armar um remate rasteiro e colocado, travado com dificuldade por Ricardo Batista. A equipa de Paulo Sérgio começava a chegar com mais facilidade à área adversária e, pouco depois, foi Moufi a ficar perto do golo num remate cruzado.

Mas os gansos são uma equipa matreira, os recém-promovidos jogam com uma experiência de quem dá aulas no principal escalão português, mérito óbvio de Filipe Martins. A equipa não pensa duas vezes quando vê uma nesga para atacar a baliza adversário e foi assim que chegou ao golo inaugural, num lance que começa com uma recuperação de bola junto à bandeirola de canto no meio campo defensivo.

Leonardo Lelo teve espaço para galgar uns metros depois da linha do meio campo, viu a superioridade numérica a surgiu do outro flanco, lançou Lucas Soares que, já dentro de área, fletiu para o meio e de pé esquerdo lançou uma bomba que Nakamura ainda voou para tentar travar, mas não tinha qualquer hipótese porque a bola levava fogo e encaixou no ângulo superior.

No entanto, a turma de Paulo Sérgio não sabe baixar os braços e o técnico foi ao banco buscar reforços à procura do empate. Bryan Rochez ainda não tinha marcado desde que trocou a Madeira (Nacional) pelo Algarve e o Estádio Nacional é sempre o palco indicado para momentos únicos.

No penúltimo dos seis minutos de compensação, Rochez recebeu de um lançamento lateral, deu para Filipe Relvas e correu para a área, Ricardo Batista hesitou na saída do cruzamento, Ricardo Matos cabeceou à trave e a bola foi parar à cabeça do avançado hondurenho que só teve de encostar.

Homem do jogo Flashscore: Leonardo Lelo (Casa Pia).

Leonardo Lelo (esq.) festeja o golo inaugural de Lucas Soares (dir.)
LUSA/Opta by Stats Perform