Pedro Proença: "Juntos, lutámos e derrotámos a Superliga Europeia"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Pedro Proença: "Juntos, lutámos e derrotámos a Superliga Europeia"
Pedro Proença discursou na abertura da sessão
Pedro Proença discursou na abertura da sessãoLiga Portugal
O dirigente discursou na abertura da 48.ª Assembleia Geral da Associação de Ligas Europeias. Evento está a realizar-se em Londres.

Recém-eleito presidente da Associação de Ligas Europeias, coube a Pedro Proença, também ele líder da Liga Portugal, abrir a 48.ª reunião magna da entidade. O dirigente português destacou a importância do momento.

"Todas as Assembleias Gerais são importantes, mas não há dúvida de que esta tem um significado particular. Depois de um período de turbulência e tumulto governativo, estamos aqui hoje para capacitar a nossa Associação com um novo conjunto de Estatutos e Regulamentos que guiarão a European Leagues para um brilhante e influente futuro. Acredito firmemente, como disse no início do meu mandato, que a estabilização da nossa Associação é essencial e que este é o momento de virar a página", atirou.

Reiterando a importância das provas domésticas, frisou também a queda do projeto da Superliga Europeia.

"Nunca podemos esquecer, e devemos certificar-nos de que todos se lembram, que as nossas competições representam e sustentam toda a base da pirâmide do futebol. Somos a base do Modelo Desportivo Europeu que todos os stakeholders no futebol abraçaram em conjunto durante os dias turbulentos", frisou, prosseguindo: "Quando leio ou ouço falar de épocas de quebra de recordes em termos de assistências, ou quando vejo corridas ao título, em vários países, que são emocionantes até ao último jogo, isso faz-me sorrir e sentir-me orgulhoso. Gostaria que esta Assembleia Geral fosse recordada como o momento em que, todos juntos e com um profundo sentido de unidade, estamos a afirmar e a posicionar as competições domésticas no centro do ecossistema do futebol. Só com ligas de futebol fortes, sustentáveis e competitivas é que toda a indústria e ecossistema irão beneficiar e prosperar. Juntos, lutámos e derrotámos a Superliga Europeia e a tentativa de criar uma competição elitista para o interesse de apenas alguns".

Por último, uma mensagem de união.

"Juntos, estamos a melhorar os regulamentos financeiros das nossas competições e a distribuição financeira dos nossos recursos, com mecanismos de solidariedade melhorados, essenciais para melhorar a competitividade e alcançar a sustentabilidade financeira e desportiva de todos os clubes da Europa. Juntos, estamos a melhorar as relações contratuais entre ligas, clubes e jogadores, com um trabalho extraordinário realizado no Diálogo Social Europeu, onde todos os parceiros trabalham em conjunto. Juntos, temos de proteger o calendário de jogos das nossas competições com o objetivo de salvaguardar o seu valor desportivo e económico, mas também para proteger a saúde dos nossos jogadores. Juntos, temos a responsabilidade de criar um ambiente seguro e agradável para os nossos milhões de fãs, cuja dedicação e paixão nos impulsionam a melhorar todos os dias no que fazemos. Só juntos seremos mais fortes e influentes do que nunca", concluiu.