Sem Paulinho é mais difícil: 100.º jogo celebrado com golo e liderança partilhada (1-0)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Sem Paulinho é mais difícil: 100.º jogo celebrado com golo e liderança partilhada (1-0)

Atualizado
Avançado português coroou 100.º jogo com o golo da vitória
Avançado português coroou 100.º jogo com o golo da vitóriaLUSA/Opta by Stats Perform
Amado por uns, odiado por outros, Paulinho continua a fazer o que sabe melhor: marcar golos ou, pelo menos, ajudar a criá-los. O avançado português, que cumpriu o 100.º jogo na jornada anterior, fez o único golo do triunfo por 1-0 sobre o Famalicão, numa noite em que um inspiradíssimo Luiz Junior defendeu quase tudo o que havia para defender. Com três vitórias em três jogos, o Sporting sobe à liderança partilhada da Liga Portugal à terceira jornada.

Recorde aqui as incidências do encontro

Morten Hjulmand foi chamado à titularidade por Ruben Amorim, que voltou a apostar na dupla Paulinho-Gyokeres na frente de ataque para igualar o Vitória de Guimarães na frente do campeonato depois de dois triunfos suados com o Vizela (3-2) e Casa Pia (1-2).

Escolhas iniciais dos treinadores
Escolhas iniciais dos treinadoresFlashscore

A equipa de João Pedro Sousa, apelidada de "Brighton português" pelo técnico leonino, não pôde contar com o castigado Pablo, rendido pelo jovem português Gustavo Sá, e Alex Dobre rendeu Henrique Araújo na formação inicial, em relação ao nulo com o Moreirense. De recordar que, na primeira jornada, os famalicenses venceram em Braga (1-2).

Entrada com fome, mas sem acerto

Depois de 15 minutos de sufoco do Sporting, sem criar perigo real junto da baliza, o Famalicão começou a soltar-se e a aproximar-se da área leonina, também sem ameaças concretas. A primeira ocasião pertenceu aos verde e brancos, com Paulinho a chegar como pôde a um primeiro remate de Gyokeres bloqueado por um defesa, mas foi negado por uma intervenção de Luiz Junior com... a cabeça.

O sueco voltou a estar em evidência pouco depois, primeiro pelo amarelo que levou após uma cotovelada a Otávio, depois fugiu isolado sobre a direita, tentou servir Paulinho que estava sozinho na área, só que o passe saiu muito largo. Logo a seguir, foi o avançado português a falhar a bandeja para Esgaio, num lance confuso resolvido eventualmente por Aguirregabiria que roubou o pão da boca ao leão.

O Sporting não dava descanso e carregava na área adversária, pecando na finalização e último passe. Gyokeres tentou algo diferente de longe, Luiz Junior espalmou.

O jogo estava com vários duelos físicos e a deixar marcas nos nortenhos, a frustração começou a crescer nas bancadas de Alvalade e passava para os jogadores leoninos. Coates viu cartão amarelo por protestos.

Estatísticas mostram claro domínio do Sporting ao intervalo
Estatísticas mostram claro domínio do Sporting ao intervaloFlashscore

Centenário abençoado

Foi a primeira vez esta temporada que os leões não chegaram ao descanso a vencer. O regresso não trouxe alterações nos intervenientes, mas um Famalicão que ficou perto de marcar logo no reatamento. Valeu Gonçalo Inácio a evitar o tiro certeiro de Cádiz, após cruzamento de Francisco Moura.

Na saída para o ataque, o Sporting beneficiou de um livre à entrada da área, cobrado de forma quase perfeita por Pedro Gonçalves, que acertou na trave. Logo a seguir, em nova bola parada, agora em zona lateral, Coates ganhou nas alturas e colocou na pequena área, onde apareceu Paulinho a aproveitar para, de cabeça, inaugurar o marcador.

O avançado do Sporting cumpriu o 100.º jogo ao serviço dos leões na jornada passada, ao bisar com Casa Pia, e continuou a festa este domingo com o seu 36.º golo oficial.

Paulinho foi homenageado antes do jogo por Frederico Varandas e Manuel Fernandes
Paulinho foi homenageado antes do jogo por Frederico Varandas e Manuel FernandesSporting CP

A desvantagem trouxe as primeiras mudanças, com João Pedro Sousa a lançar Afonso Rodrigues, Topic e Lacroux, Ruben Amorim respondeu de imediato, tirando Nuno Santos por Geny. Gyokeres voltou a travar duelo com Luiz Junior, agora de livre, com um remate forte que o guardião respondeu com uma defesa de recurso.

O Famalicão voltou a ameaçar na área adversária, Francisco Moura não acertou bem na bola e o lance perdeu-se. Seguiram-se dois pedidos de penalidade para o Sporting, um deles rejeitado desde logo, o outro com recurso ao monitor do vídeoárbitro. Os lances de perigo escasseavam, mas não os dignos de registo: Puma Rodríguez voltou a jogar pelo Famalicão ao fim de nove meses, finamente recuperado de lesão.

Perto do fim, o recém-entrado Daniel Bragança rematou para uma excelente intervenção de Luiz Junior, numa altura em que o Sporting tentava, mas não conseguia, meter o jogo no congelador. Durante os oito minutos de compensação, destaque para o momento fantástico de Geny Catamo que entortou o defesa com uma vírgula e ofereceu o golo a Pote, mas o remate displicente foi travado por Luiz Junior.

Homem do jogo Flashscore: Luiz Junior (Famalicão).

Estatísticas no final do encontro
Estatísticas no final do encontroOpta by Stats Perform