Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Semáforo da Liga: Descontos na Luz, Farense e Estoril em alta e despedida de Filipe Martins

Rodrigo Coimbra
João Neves foi fundamental para a reviravolta do Benfica na Luz
João Neves foi fundamental para a reviravolta do Benfica na LuzLUSA
No final de cada jornada da Liga Portugal, o Flashscore apresenta-lhe um balanço do que mais de relevante aconteceu nos nove jogos do principal escalão do futebol português, catalogado através das três cores do semáforo. O verde para destacar um momento positivo, o amarelo para assinalar algo impactante/relevante e o vermelho para um ponto menos positivo de cada ronda. Vamos aos três momentos da 11.ª jornada.

VERDE: Descontos (in)felizes na Luz

Poucos eram aqueles que acreditariam naquilo que viria a acontecer nos descontos da segunda parte do sempre emotivo dérbi lisboeta, entre Benfica e Sporting, sobretudo pelo desempenho das águias ao longo de 90 minutos, que pouco fazia prever a capacidade para operar uma reviravolta de contornos épicos.

Ora vejamos, a equipa de Roger Schmidt saiu para o intervalo em desvantagem, por conta de um golo de Gyökeres, e mesmo com a expulsão de Gonçalo Inácio, por acumulação de amarelos, aos 50 minutos, não deu sinais efetivos de conseguir impedir a fuga do leão na liderança. Pelo menos até ao minuto 90.

As principais estatísticas da partida
As principais estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Em tempo de descontos, um roteiro digno de filme. Aos 90+4 minutos, num pontapé de canto que levou Trubin para a área leonina, João Neves restabeleceu a igualdade e Casper Tengstedt consumou a reviravolta, aos 90+8. Ou seja, de estar a seis pontos do Sporting para ficar em igualdade. Isto num espaço quatro minutos. Épico.

João Neves, Aursnes e Morato estiveram em alta, Roger Schmidt em baixa. Mais do que qualquer decisão técnica ao longo de todo o encontro, o treinador germânico merece o julgamento pela péssima imagem passada na conferência de imprensa pós-jogo, quando decidiu questionar um jornalista se o mesmo era adepto do Sporting ou do FC Porto, depois deste ter feito uma pergunta simples e legítima: "terá sido melhor o resultado do que a exibição?".

O Sindicato dos Jornalistas e CNID já vieram a público repudiar as declarações de Roger Schmidt e não é para menos. Uma atitude desrespeitosa e que mostra aquela velha máxima do futebol de que "mais do que saber perder, é preciso saber ganhar". Vermelho para Roger Schmidt.

AMARELO: A boa onda de Farense e Estoril

Já tínhamos sinalizado neste espaço a injeção de confiança que o Estoril recebeu após a vitória inesperada no Dragão. Faltava perceber se os homens de Vasco Seabra iam ter a capacidade para dar seguimento. Desafio superado!

Os últimos jogos do Estoril
Os últimos jogos do EstorilFlashscore

Os canarinhos venceram de forma expressiva o Casa Pia (4-0), com Rodrigo Gomes, autor de um golo e duas assistências, a protagonizar uma exibição soberba, e subiram alguns degraus na tabela classificativa, estando apenas pela segunda vez na presente temporada fora da zona de despromoção. Será para continuar?

Um pouco mais acima está o recém-promovido Farense de José Mota. O treinador não se tem cansado de elogiar a sua equipa - "a mais rápida do mundo a chegar à baliza" - e tem bons motivos para o fazer.

Os últimos jogos do Farense
Os últimos jogos do FarenseFlashscore

Depois de um arranque periclitante, os leões de Faro somaram a terceira vitória consecutiva na Liga (não perdem desde a jornada 7), ao vencerem na visita ao Bessa (1-3). Contas feitas, um 8.º lugar que é prémio merecido para aquilo que o Farense tem mostrado em campo.

VERMELHO: O adeus de Filipe Martins

Os jogadores e treinadores entram e saem e os clubes ficam. Mas há treinadores que ficam na história. É o caso de Filipe Martins. Depois de conduzir o Casa Pia ao regresso à Liga após 83 anos de ausência e conseguindo, na época seguinte, uma manutenção com um honroso 10.º lugar, o ciclo terminou dias após a pesada derrota na Amoreira (4-0), que veio adensar ainda mais a crise de resultados dos gansos.

Os números de Filipe Martins no Casa Pia
Os números de Filipe Martins no Casa PiaCasa Pia AC/Flashscore

"Os últimos dias foram marcados por diversas reuniões e, após um pedido expresso do próprio treinador, ambas as partes chegaram a acordo para cessação de contrato", pode ler-se no comunicado do clube.

Uma decisão certamente difícil para as duas partes, uma vez que o projeto estava delineado pelo e para o treinador Filipe Martins. Perde o Casa Pia e perde o futebol português.

Os últimos resultados do Casa Pia
Os últimos resultados do Casa PiaFlashscore

"Acabou hoje um ciclo fantástico na minha vida. Representar e ficar ligado eternamente à história deste clube ímpar é algo que me deixa eternamente grato. Ser ganso é algo inexplicável. E serei ganso para sempre", escreveu o técnico nas redes sociais.

As escolhas de Rodrigo Coimbra
As escolhas de Rodrigo CoimbraFlashscore