Um ganso para fazer frente ao dragão: "É difícil encontrar um lateral como o Lelo"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Um ganso para fazer frente ao dragão: "É difícil encontrar um lateral como o Lelo"
Leonardo Lelo é intocável no onze do Casa Pia
Leonardo Lelo é intocável no onze do Casa PiaLUSA/Flashscore
O Casa Pia ocupa a 9.ª posição da tabela classificativa da Liga, mas ainda não pode gritar a plenos pulmões que está fora da luta pela manutenção, até porque o antepenúltimo classificado Portimonense está a apenas cinco pontos de distância, quando faltam cinco jornadas (15 pontos) em disputa. Na 30.ª jornada, os gansos recebem o FC Porto.

Acompanhe as incidências da partida

O campeonato português caminha a passos largos para o final e ainda há muitas decisões em aberto. Se o título parece encaminhado para os lados de Alvalade, as contas da manutenção ainda envolvem muitas equipas, entre elas o Casa Pia.

Ainda assim, entre todos os candidatos a um lugar que nenhum quer ter no final da temporada, os gansos são aqueles que estão numa posição mais confortável e só mesmo um conjunto muito desfavorável de resultados poderia resultar num desfecho amargo para os homens de Gonçalo Santos.

Derick Poloni deixa rasgados elogios a Leonardo Lelo
Derick Poloni deixa rasgados elogios a Leonardo LeloCasa Pia AC/Opta by Stats Perform

No meio do plantel do Casa Pia há um elemento que tem sido imprescindível desde o primeiro minuto: Leonardo Lelo. O lateral esquerdo, que recentemente ultrapassou os 100 jogos ao serviço do emblema lisboeta, é de forma destacada o jogador mais utilizado na presente temporada, somando 2585 (em 2610 possíveis) na Liga.

De sensação a confirmação

Aos 24 anos, o defesa notabilizou-se na subida do conjunto de Pina Manique à Liga, em 2021/22, tendo sido, posteriormente, uma das principais revelações da última edição do campeonato nacional, ao ponto de ter sido chamado pelo selecionador dos sub-21, Rui Jorge, para o Euro 2021, o que fez aguçar ainda mais o interesse de vários clubes nacionais e internacionais.

Intransigente nas negociações, o Casa Pia fez tudo para manter Lelo para 2023/24 e confiou-lhe um estatuto de intocável, mérito claro para a regularidade e maturidade que apresenta em campo.

Os números de Leonardo Lelo
Os números de Leonardo LeloFlashscore

"Tínhamos uma relação muito boa, que mantemos até hoje. Fica na memória a subida histórica que vivemos juntos e através da qual conseguimos marcar o nosso nome a história de um clube, com um balneário incrível", recorda Derick Poloni, antigo companheiro de Lelo no Casa Pia, em declarações cedidas ao Flashscore.

Atualmente nos espanhóis do Eldense, depois de iniciar a época nos gansos, Poloni recorda também a rivalidade "saudável" com o camisola 5 por um lugar no corredor.

"Sempre nos respeitámos muito um ao outro e creio que cada um ajudou o outro a crescer. Treinávamos sempre a 100 à hora para ter a oportunidade de ser titular, portanto não havia espaço para um de nós relaxar", explica.

O raio de ação de Leonardo Lelo no último encontro
O raio de ação de Leonardo Lelo no último encontroLUSA/Opta by Stats Perform

"Tem qualidade para dar um salto maior"

Leonardo Lelo tem visto o seu nome a ser de forma recorrente apontado à saída nas janelas de mercado. A explicação, segundo Derick Poloni, está no crescimento e qualidade apresentados pelo antigo companheiro de equipa ao longo dos últimos anos.

"Ele é um lateral esquerdo de muita qualidade, que hoje em dia é muito difícil de encontrar no futebol. Posiciona-se muito bem e cruza muito bem também, além de ser um colega cinco estrelas", elogia.

"Se está pronto para dar o salto? Seguramente que sim, pois já vem a mostrar essa tal qualidade para um salto maior há muito tempo", acrescenta Poloni, lembrando que o próximo jogo do Casa Pia, frente ao FC Porto, "é sempre uma motivação extra".

Acompanhe o relato no site ou na app
Acompanhe o relato no site ou na appFlashscore

Ainda com cinco batalhas para o final da temporada, Leonardo Lelo está certamente concentrado em dar o melhor para ajudar a concretizar o principal objetivo: a manutenção. E só depois em pensar no eventual salto que muitos lhe apontam.

"Ele tem mostrado que pode jogar em grandes equipas. Basta apostarem nele e seguramente que vai corresponder numa grande equipa da Europa ou onde seja. É um lateral de grande qualidade e, apesar da idade, já tem muita experiência", sublinha.

Os próximos jogos do Casa Pia
Os próximos jogos do Casa PiaFlashscore