Chiellini anuncia a retirada do futebol: "A viagem mais bonita da minha vida"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Chiellini anuncia a retirada do futebol: "A viagem mais bonita da minha vida"

Giorgio Chiellini despede-se do futebol
Giorgio Chiellini despede-se do futebolProfimedia
O antigo capitão da seleção italiana e da Juventus retira-se após 22 anos de carreira e 27 títulos conquistados

O defesa do Los Angeles FC e antigo capitão da seleção italiana, Giorgio Chiellini, anunciou esta terça-feira a sua retirada do futebol profissional após uma extraordinária carreira de 22 anos, deixando o jogo como um dos defesas mais bem sucedidos e respeitados que o desporto já viu, terminando a carreira com 27 títulos conquistados.

Chiellini fez o anúncio através de uma publicação no Instagram: "Foste a viagem mais bonita e intensa da minha vida. Foste o meu tudo. Contigo percorri um caminho único e inesquecível".

"Mas agora é altura de abrir novos capítulos e escrever outras páginas importantes e emocionantes", acrescentou. Depois de uma longa carreira na Juve, o antigo jogador da seleção italiana mudou-se para os Estados Unidos para jogar na MLS com o Los Angeles FC.

Campeão europeu
Campeão europeuProfimedia

Itália, Juve, mas não só...

Chiellini jogou 117 vezes pela Itália, ajudando a conduzir a Azzurra ao título do Campeonato da Europa de 2021, no qual também ganhou o prémio de Melhor Defesa do Torneio. Chiellini disputou ainda os Campeonatos do Mundo de 2010 e 2014, registando um total de oito golos e quatro assistências ao serviço dos transalpinos.

As últimas épocas de Chiellini
As últimas épocas de ChielliniFlashscore

Chiellini começou a carreira em Livorno, a sua cidade natal, aos seis anos de idade, passando pelas camadas jovens do clube toscano e pelas seleções jovens. Estreou-se como profissional aos 16 anos, em 2001, e disputou 62 jogos pelo Livorno antes de se transferir para a Fiorentina em 2004, estreando-se na Serie A a 12 de setembro de 2004.

Chiellini fez uma temporada com a Fiorentina antes de se transferir para a Juventus, onde acabaria por fazer história.

Orgulho californiano

"Antes de mais, gostaríamos de felicitar Giorgio pela sua carreira lendária", disse o co-presidente e diretor-geral do LAFC, John Thorrington.

"Consideramo-nos gratos por Giorgio, Carolina, Nina e Olivia terem escolhido passar os últimos 18 meses da sua carreira no LAFC. O Giorgio é o melhor defesa da sua geração e uma pessoa ainda melhor. Giorgio excedeu as expectativas incrivelmente elevadas que depositámos nele, tanto dentro como fora do campo. A sua liderança, profissionalismo e carácter deixarão um legado duradouro no LAFC, e estamos confiantes de que a nossa relação com Giorgio se prolongará no futuro", acrescentou.