Análise: Porque é que Rúben Amorim é o homem perfeito para suceder a Jurgen Klopp no Liverpool

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Análise: Porque é que Rúben Amorim é o homem perfeito para suceder a Jurgen Klopp no Liverpool
Ruben Amorim é o favorito para ser o próximo treinador do Liverpool
Ruben Amorim é o favorito para ser o próximo treinador do LiverpoolAFP
Com o fim do período de Jurgen Klopp à frente do Liverpool, os Reds têm sido fortemente associados ao treinador do Sporting, Rúben Amorim, como o mais provável sucessor do alemão.

Quando Klopp anunciou a decisão de abandonar o cargo de treinador do Liverpool, no final de janeiro, abriu-se uma vaga rara num dos clubes mais prestigiados e bem sucedidos do mundo.

Depois de meses de especulação que ligaram Xabi Alonso, Roberto De Zerbi e Julian Nagelsmann ao cargo, parece agora que o treinador do Sporting, Rúben Amorim, surgiu como o principal candidato à vaga de treinador em Anfield.

Nas últimas semanas, Florian Plettenberg, da Sky Sports, noticiou que o treinador português tinha chegado a um "acordo verbal de princípio" com o clube de Merseyside para um contrato com duração até 2027.

Desde então, foi confirmado por fontes oficiais do clube que ainda não foi concluído qualquer acordo entre as duas partes, mas Amorim continua a ser o grande favorito, bem como a escolha popular entre os adeptos, para suceder a Klopp.

O que é que o treinador altamente cotado tem que o torna adequado para o cargo no Liverpool? Aqui no Flashscore, analisámos mais de perto.

Estilo de jogo empolgante

Em primeiro lugar, e talvez o mais importante, o estilo de futebol de Amorim partilha muitas das mesmas qualidades que a atual equipa do Liverpool de Klopp. O treinador português implementou uma abordagem de pressão de alta intensidade no Sporting, que o tornou incrivelmente organizado e implacável com a posse de bola.

Com a bola, o Sporting procura colocar vários jogadores no ataque e contra-atacar rapidamente. A mentalidade ofensiva de Amorim como treinador traduziu-se de forma impressionante no relvado, com o Sporting a marcar 84 golos em apenas 29 jogos - mais 19 do que qualquer outra equipa da Liga. 

Embora o contra-ataque seja um dos principais pontos fortes do Sporting, as equipas de Amorim procuram normalmente controlar a posse de bola com passes rápidos e movimentos de ataque fluidos. Além disso, a sua flexibilidade tática como treinador permite-lhe ajustar a formação e o estilo de jogo da sua equipa com base nos pontos fortes e fracos do adversário, tornando as suas equipas incrivelmente difíceis de vencer.

Ao contrário de Klopp, Amorim prefere uma formação 3-4-3, permitindo que os laterais tenham maior liberdade para subir e descer o campo.

Embora isto signifique que os seus três defesas joguem mais centrais do que o atual ataque do Liverpool, a formação seria certamente do agrado dos laterais Trent Alexander-Arnold, Andy Robertson e Conor Bradley.

Resta saber se Amorim manterá a sua formação preferida em Anfield ou se adaptará ao atual 4-3-3 do Liverpool. Se os Reds mudarem para o 3-4-3, será necessário um reforço na defesa-central, mas com Gonçalo Inácio e Ousmane Diomande no Sporting, é muito provável que Amorim possa contratar uma das suas antigas estrelas.

A classificação do Sporting
A classificação do SportingFlashscore

Sucesso no Sporting

Amorim ganhou destaque durante um curto período de 13 jogos ao serviço do SC Braga, no início de 2020. Durante esse período, registou 10 vitórias, incluindo a primeira vitória do Braga sobre o Benfica em 65 anos.

Com vários clubes interessados, o Sporting agiu rapidamente e pagou a elevada quantia de 10 milhões de euros para garantir os seus serviços - fazendo de Amorim uma das contratações mais caras da história.

A decisão revelou-se muito acertada, com Amorim a liderar o clube numa série invicta de 32 jogos durante a sua primeira época completa no cargo, conquistando a Taça da Liga e o primeiro título de campeão nacional em 19 anos.

Passados três anos, Amorim vai conquistar o seu segundo título de campeão esta época, superando mais uma vez os gigantes portugueses Benfica e FC Porto, o que demonstra a sua capacidade como treinador de topo.

A mentalidade vencedora de Amorim seria um trunfo valioso para o Liverpool, tendo provado a sua capacidade para lidar com as exigências de uma corrida ao título competitiva. Também obteve alguns resultados notáveis na Europa, tendo vencido o Dortmund na fase de grupos da Liga dos Campeões em 2021/22 e eliminado o Arsenal nos oitavos de final da Liga Europa na época passada.

Uma percentagem de vitórias superior a 70% em 217 jogos no comando técnico é mais uma prova de que Amorim fez um trabalho notável no Sporting e está, portanto, pronto para assumir as rédeas de um clube maior.

Força de carácter

Se Amorim assumir o cargo, terá a difícil tarefa de tentar dar continuidade ao sucesso que Klopp alcançou durante os nove anos em que esteve em Merseyside. No entanto, o treinador português está certamente bem preparado para o desafio, depois de ter dinamizado e clarificado um ambiente anteriormente caótico no Sporting.

Com uma personalidade forte e carismática, Amorim é um treinador que se destaca pela sua capacidade de comunicação com os jogadores. Além disso, fala fluentemente inglês, o que seria benéfico para estabelecer uma ligação estreita com os adeptos do clube.

Apesar de ter apenas 39 anos, Amorim ganhou uma reputação impressionante no Sporting pela gestão astuta e comportamento descontraído.

Pedro Porro (esq.) e João Palhinha (dir.) jogando pelo Sporting em 2021
Pedro Porro (esq.) e João Palhinha (dir.) jogando pelo Sporting em 2021AFP

O historial de desenvolvimento e melhoria de jogadores pode ser visto através de jogadores como João Palhinha, Pedro Porro e Matheus Nunes, que floresceram na Premier League desde que ganharam o campeonato sob o comando de Amorim em 2020/21.

Mais recentemente, ajudou a transformar o antigo avançado do Coventry, Vikor Gyökeres, num dos jogadores mais cobiçados do futebol mundial. Esta capacidade de tirar o melhor partido de cada jogador é o que o eleva acima de muitos dos seus pares.

Não há dúvida de que seria um passo significativo para Amorim se ele se transferisse para o Liverpool, mas, tendo em conta o que conseguiu até agora na sua jovem carreira, ele poderia muito bem ser o homem perfeito para carregar a tocha depois de Klopp.