Arteta não está preocupado com o duelo entre City e Liverpool: "Não podemos controlar"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Arteta não está preocupado com o duelo entre City e Liverpool: "Não podemos controlar"

Mikel Arteta durante o jogo entre o Sheffield United e o Arsenal
Mikel Arteta durante o jogo entre o Sheffield United e o ArsenalAFP
O treinador do Arsenal, Mikel Arteta, insiste que não se importa com quem ganha o confronto de domingo entre Liverpool e Manchester City porque a sua equipa "ainda não está lá" na corrida pelo título da Premier League.

Os Gunners estão a dois pontos do líder Liverpool e a um do segundo classificado Manchester City, numa altura em que a luta pelo título está ao rubro este fim de semana.A equipa de Arteta pode assumir temporariamente o primeiro lugar se vencer o Brentford no Emirates Stadium no sábado.

Um empate entre Liverpool e City manteria o Arsenal na liderança pela diferença de golos. Mas Arteta recusa-se a pensar que o Arsenal já tem o destino do título nas suas mãos.

"Não podemos controlar. Só temos de nos concentrar no nosso jogo, tentar ganhar e depois, no domingo, é um jogo que deve ser bonito de ver para qualquer adepto", disse Arteta aos jornalistas na quinta-feira: "Vou sentar-me com os meus filhos e divertir-me a ver duas das melhores equipas da Europa."

Arteta não revelou se tinha alguma preferência pelo resultado em Anfield. Em vez disso, instou os seus jogadores a concentrarem-se em vencer o Brentford pela terceira vez esta época, depois das vitórias no Gtech Community Stadium na Premier League e na Taça da Liga.

"Em privado e publicamente, não tenho qualquer preferência (pelo resultado), porque não tem nada a ver comigo", afirmou: "Sabemos as exigências que temos. Sabemos as exigências que o Brentford nos vai colocar, e depois o facto de ainda não estarmos lá (no primeiro lugar). Queremos ser melhores do que estamos agora. Temos de continuar a ser melhores."

Depois de desperdiçar uma vantagem de oito pontos para dar o título ao City no ano passado, Arteta está desesperado para acabar com a espera de 20 anos do Arsenal para levantar o troféu da Premier League.

Arteta acredita que a experiência desse doloroso colapso pode ser crucial desta vez.

"A equipa quer continuar a melhorar, sente que tem mais um ou dois passos a dar", disse: "A experiência é um fator. Eles jogaram mais tempo juntos e entendem melhor o sistema."

Os três candidatos ao título estão em boa forma, com o Arsenal a vencer sete jogos consecutivos no campeonato em 2024, marcando 31 golos e sofrendo apenas três. É a primeira equipa na história da primeira divisão inglesa a marcar 30 ou mais golos nos primeiros sete jogos de um ano.

"É ótimo. Mostra a qualidade e a consistência", disse Arteta: "Não sofrer golos também, esses dois ingredientes são óptimos. É muito poderoso."

A classificação do Arsenal
A classificação do ArsenalFlashscore

Arteta acredita que a chave para o aumento do Arsenal foi o campo de treinamento de janeiro em Dubai, uma pausa restauradora que se seguiu às derrotas contra Fulham e West Ham.

"Tivemos um período muito difícil antes disso. Tivemos algumas derrotas e jogámos muitos jogos", disse: "Precisávamos da viagem para continuar a melhorar e a exigir de nós próprios. Tudo se encaixou. Foi o momento perfeito para nós."

Aaron Ramsdale vai substituir David Raya na baliza do Arsenal, uma vez que o espanhol não pode defrontar o seu clube de origem. O inglês perdeu o lugar como guarda-redes titular do Arsenal depois da chegada do espanhol, cedido pelo Brentford no verão passado, dando origem a relatos de que o internacional inglês estava descontente com a situação.

"Está totalmente preparado e desesperado para jogar. No sábado, será um grande dia para ele", afirmou: "Ele tem sido brilhante, apoiando muito e pressionando todos os dias nos treinos."