Ferguson e Wenger incluídos no "Hall of Fame" da Premier League

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ferguson e Wenger incluídos no "Hall of Fame" da Premier League

Wenger e Ferguson foram rivais durante vários anos
Wenger e Ferguson foram rivais durante vários anosAFP
O antigo treinador do Manchester United, Alex Ferguson, e o ex-técnico do Arsenal, Arsène Wenger, tornaram-se, na quarta-feira, nos primeiros treinadores a entrarem no "Hall of Fame" da Premier League.

Os dois treinadores enfrentaram-se durante um período de intensa rivalidade que começou nos anos 90, ganhando 16 títulos ingleses entre si.

Ferguson, de 81 anos, é o treinador mais bem sucedido na história da Premier League, guiando o Manchester United a 13 títulos, enquanto Wenger venceu a competição três vezes com o Arsenal, incluindo a invicta época de 2003/2004.

Ferguson, que comandou o United durante mais de 26 anos, ganhou o título inaugural da Premier League em 1992/1993, naquele que foi oprimeiro campeonato pelos red devils desde 1967.

Seis jogadores treinados pelo Ferguson já foram admitidos no Hall of Fame da Premier League. São eles David Beckham, Eric Cantona, Roy Keane, Wayne Rooney, Peter Schmeichel e Paul Scholes.

"É uma honra quando se recebe um reconhecimento como este", disse Ferguson, que se reformou em 2013 após ter conquistado o seu 13.º título.

"No entanto, não se trata apenas de mim como pessoa. Trata-se do trabalho no Manchester United e o vínculo que tivemos ao longo de muitos anos, por isso também me orgulho do clube, do staff e dos meus jogadores", continuou.

Wènger chegou ao Arsenal em 1996 como um dos primeiros treinador estrangeiros da Premier League, tendo permanecido no clube até 2018. O francês implementou uma filosofia de futebol revolucionária, trazendo para o futebol inglês um enfoque na nutrição e na ciência desportiva. O francês empenhou-se em jogar um futebol atraente e ofensivo, conquistando o título em 1997/1998, naquela que foi a primeira temporada completa no clube.

Wenger supervisionou uma astuta estratégia de transferência, centrada na procura de jovens talentos no estrangeiro. Os colegas do Hall of Fame, Thierry Henry e Patrick Vieira, foram dois dos seus principais jogadores.

"Partilhar isto com o Sir Alex é uma grande honra para mim", disse o treinador de 73 anos, que atualmente é o líder do desenvolvimento do futebol da FIFA.

"É como dois pugilistas - lutam como loucos e percorrem o caminho juntos. No final do dia, temos respeito e será uma grande oportunidade para me encontrar com ele, partilhar uma boa garrafa de vinho e memórias das nossas antigas batalhas", completou.

O chefe executivo da Premier League, Richard Masters, disse que os dois técnicos trouxeram "níveis inigualáveis de sucesso" aos seus clubes. "O domínio do Manchester United sob o comando de Sir Alex permanece inigualável depois de ele os ter levado a uns incríveis 13 títulos em 21 épocas da Premier League".

Masters acrescentou ainda: "Arsène era um (treinador) inovador que estava bastante à frente do seu tempo. A época dos invencíveis não foi apenas um dos maiores feitos do futebol inglês, mas do desporto em geral".