Messi ganhou o prémio pela oitava vez, um recorde, na segunda-feira, depois de ter levado a Argentina à glória no Campeonato do Mundo no Catar, na época passada. Haaland ficou em segundo lugar graças aos seus 52 golos com o Manchester City a conquistar o triplete Premier League, Liga dos Campeões e Taça de Inglaterra.
O norueguês, de 23 anos, superou Kylian Mbappe, que se tornou o primeiro homem desde Geoff Hurst, em 1966, a marcar três golos numa final do Campeonato do Mundo, na derrota da França nos penáltis contra a Argentina. Haaland também recebeu o troféu Gerd Muller por ter marcado o maior número de golos na época 2022/23.
"Diria que o vi tão feliz por ser um candidato, perto de Messi e Mbappé e do resto dos jogadores", disse Guardiola. "Erling tem toda a sua carreira pela frente, por isso tem de continuar a ganhar e dizer: 'OK, talvez na próxima época eu possa estar lá'. Este tem de ser o seu objetivo, mas ele ficou muito satisfeito por lá estar e pareceu estar muito bem quando regressou".
Os jogadores do City muitas vezes não obtiveram elogios pessoais, apesar de terem conquistado troféus durante o reinado de Guardiola. Mas cinco terminaram no top 10 da Bola de Ouro, com Kevin De Bruyne, Rodri, Julian Alvarez e Bernardo Silva a juntarem-se a Haaland.
"Foi uma boa noite para o Manchester City", disse Guardiola. "O Manchester City esteve lá, presente, e isso é muito importante para nós, porque nunca estivemos lá no passado".
Os jogadores e dirigentes do City puderam assistir em força à cerimónia em Paris porque o clube teve uma rara folga a meio da semana devido à eliminação antecipada da Taça da Liga.
O Bournemouth poderá sofrer o impacto de uma semana inteira de preparação para os homens de Guardiola quando visitarem o Etihad no sábado.
A vitória levaria o City de volta à liderança da Premier League, pelo menos por algumas horas, e ampliaria o recorde do clube de 21 vitórias consecutivas em casa em todas as competições.
"Gostamos de jogar a cada três dias, mas é bom fazer uma pausa e ter um ou dois dias de folga", disse Guardiola. "É o que é. Não nos queixamos quando temos muitos jogos seguidos e não nos queixamos quando temos folgas".