Guardiola salomónico: "Uma Bola de Ouro para Messi e outra para Haaland"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Guardiola salomónico: "Uma Bola de Ouro para Messi e outra para Haaland"

A Bola de Ouro vai ser entregue esta segunda-feira
A Bola de Ouro vai ser entregue esta segunda-feiraProfimedia
Lionel Messi ou Erling Haaland? A entrega da Bola de Ouro, na segunda-feira, no Teatro du Chatelet, em Paris, poderá transformar-se num duelo emocionante entre o capitão argentino campeão do mundo e a nova coqueluche do Manchester City. Na categoria feminina, a espanhola Aitana Bonmati, campeã do mundo, é considerada a favorita para ganhar o prestigiado prémio.

Para Messi, de 36 anos, esta poderá ser a oitava Bola de Ouro da sua carreira. No ano passado, a estrela francesa Karim Benzema, que atualmente joga na Arábia Saudita, ficou em primeiro lugar.

O treinador do Manchester City, Pep Guardiola, está dividido entre Messi e Haaland. Por isso, fez uma sugestão que, provavelmente, não era totalmente séria. " Sempre disse que a Bola de Ouro devia ser atribuída em duas partes, uma para Messi e outra para o outro, por isso Haaland devia ganhar, sim", disse Guardiola, que conhece melhor do que ninguém as qualidades dos dois jogadores de classe mundial. Foi treinador de Messi no Barcelona e trabalha com Haaland no City.

Messi e Haaland são os principais favoritos

O sucesso de Messi no Mundial-2022 foi há mais de dez meses, e o argentino agora joga pelo Inter Miami na Major League Soccer (MLS) dos Estados Unidos da América. Haaland, por outro lado, continua a marcar golos pelos Citizens. 52 em 53 jogos na época passada e a treble com o Manchester City estão quase mais presentes na mente dos adeptos.

"Ambos mereceram, o que posso dizer?", perguntou Guardiola, acrescentando: "De um ponto de vista egoísta, eu diria que quero Erling porque ele nos ajudou a alcançar o que alcançamos, eu adoraria, mas não vou dizer que é injusto se Leo ganhar". O catalão afirmou que a pior época para Messi foi "a melhor para o resto dos jogadores".

A Bola de Ouro é atribuída anualmente pela revista France Football desde 1956. Inicialmente, o vencedor era considerado "o futebolista europeu do ano", mas desde 2007 que o melhor jogador do mundo é escolhido em competição com a votação do futebolista mundial da FIFA (desde 1991). De 2010 a 2015, o jornal e o organismo que rege o futebol mundial cooperaram na seleção do futebolista mundial e, desde 2016, são atribuídos dois prémios diferentes.