Joe Lewis, magnata do Tottenham, condenado por abuso de informação privilegiada

Joe Lewis escondeu-se atrás do seu cachecol após o julgamento
Joe Lewis escondeu-se atrás do seu cachecol após o julgamentoAFP

Joe Lewis, bilionário e magnata do Tottenham, foi condenado a três anos de liberdade condicional e a uma multa de cinco milhões de dólares por abuso de informação privilegiada. A juíza Jessica Clarke impôs também restrições de grande alcance à empresa de Lewis, Broadbay, em Nova Iorque, esta quinta-feira, descrevendo as infrações como "indubitavelmente graves". O empresário, porém, foi poupado a uma pena de prisão efetiva.

"Estou aqui hoje porque cometi um erro terrível. Estou envergonhado e arrependido", declarou Joe Lewis, de 87 anos, antes da sentença, depois de se ter declarado culpado de ter transmitido informações privilegiadas a pessoas que lhe eram próximas.

Estado de saúde debilitado

Os seus dois advogados defenderam que Joe Lewis deveria ser poupado a uma pena de prisão, devido ao seu estado de saúde debilitado e a uma operação aos olhos que se aproxima.

Entre 2013 e 2021, Joe Lewis terá fornecido, durante anos, informações privilegiadas às pessoas que lhe eram próximas, o que lhe terá rendido vários milhões de dólares.

A holding de Joe Lewis, a ENIC, adquiriu uma participação maioritária no Tottenham Hotspur, por 22 milhões de dólares, em 2001.