Kompany felicita Rebecca Welch: "É um grande momento"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Kompany felicita Rebecca Welch: "É um grande momento"

O Burnley de Kompany venceu o Fulham por 2-0
O Burnley de Kompany venceu o Fulham por 2-0Profimedia
O treinador do Burnley, Vincent Kompany, felicitou Rebecca Welch por um feito "marcante", depois de se ter tornado a primeira mulher a arbitrar um jogo de futebol da Premier League, no sábado, quando dirigiu a vitória dos Clarets por 2-0 sobre o Fulham.

Welch, de 40 anos, natural de Washington, no nordeste de Inglaterra, trabalhava para o Serviço Nacional de Saúde quando iniciou a carreira de árbitra em 2010. Subiu na hierarquia da arbitragem e, em 2021, tornou-se a primeira mulher nomeada para arbitrar um jogo masculino profissional lem Inglaterra, quando assumiu o comando da partida da quarta divisão entre Harrogate e Port Vale (League One, terceira divisão).

Welch foi também a primeira árbitra a arbitrar jogos do Championship e da terceira ronda da Taça de Inglaterra.

Kompany, que falou com Welch após o final do jogo em Craven Cottage, disse "Queria felicitá-la porque é um grande momento. Depois do jogo, é justo dizer que é um momento marcante e que pode haver mais, e a melhor coisa será sempre quando alguém for julgado pelo mérito. Mas é preciso haver uma primeira vez e é esta, por isso, parabéns (para ela) e estou feliz por fazer parte deste momento."

Welch não teve muito que fazer no início de uma partida lenta em Londres, no sábado, antes de a sua decisão de não marcar uma mão na bola de Vitinho ter frustrado o Fulham.

Welch não ficou perturbada com as reacções dos jogadores ao tomar as suas decisões e deixou a partida correr para ambos os lados sempre que possível, num jogo em que os remates de longa distância de Wilson Odobert e Sander Berge deram ao Burnley apenas a terceira vitória na liga da época.

Aos 25 minutos do segundo tempo, Calvin Bassey recebeu um cartão amarelo por agredir Josh Brownhill. O defesa do Fulham recusou-se a dirigir-se a Welch quando esta lhe fez sinal em três ocasiões, contudo acabou por se aproximar da árbitra e foi advertido.

O nome de Welch foi recebido com aplausos quando foi lido pelo locutor público em Craven Cottage antes do pontapé de saída. Mas os adeptos do Fulham ficaram cada vez mais irritados com as primeiras decisões de Welch a favor dos visitantes e aplaudiram sarcasticamente quando os anfitriões foram premiados com uma falta no meio-campo.

Até aquele momento, era difícil contestar as decisões de Welch, embora assobios e gritos de "não sabe o que está fazendo" tenham ecoado pelo estádio quando ela não atendeu as queixas de Harry Wilson na área dos visitantes - embora esse fosse o tipo de comentário que qualquer árbitro poderia esperar.

Welch manteve a serenidade e a autoridade durante a sua estreia na Premier League.

No mês passado, Welch se tornou a primeira mulher a atuar como quarta árbitra em uma partida da Premier League ao fazer parte da equipa designada para o duelo entre o Fulham contra o Manchester United. Welch também assumiu o comando de vários jogos femininos de alto nível, incluindo partidas do Mundial-2023.