Leicester City coloca ações judiciais contra a Premier League e a EFL

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Leicester City coloca ações judiciais contra a Premier League e a EFL
O Leicester arrisca dedução pontual por violar regras da Premier League
O Leicester arrisca dedução pontual por violar regras da Premier LeagueReuters
O Leicester City instaurou dois processos judiciais contra a Premier League e a Liga Inglesa de Futebol (EFL), informou o clube do Championship na sexta-feira, depois de ter sido remetido para uma comissão por alegadas infrações às regras financeiras.

O Leicester, que foi despromovido da Premier League na época passada, poderá sofrer uma dedução de pontos depois de a Premier League o ter remetido para uma comissão independente na quinta-feira.

A Premier League disse que o Leicester não apresentou as suas contas financeiras auditadas, com o clube a afirmar que estava "surpreendido e desapontado" com a decisão, uma vez que já não era um clube da Premier League.

"O Leicester City viu-se hoje (sexta-feira) obrigado a instaurar dois processos judiciais urgentes contra a Premier League e a EFL", afirmou o clube num comunicado.

"O LCFC vai procurar que cada um destes processos seja decidido por um painel jurídico adequado e totalmente independente".

O Leicester também disse que a EFL emitiu uma notificação pública de que os Foxes haviam sido colocados sob um embargo de registo de acordo com as suas Regras de Lucro e Sustentabilidade (PSR).

"A EFL está ciente de que o LCFC contestou o direito da EFL de impor essa restrição, que é restritiva e prematura, com mais de um quarto do período de relatório de 2023-24 do clube restante", acrescentou.

O Leicester registou um prejuízo recorde do clube de 92.5 milhões de libras (107.8 milhões de euros) na temporada 2021/22, e um prejuízo antes dos impostos de 33,1 milhões de libras (38.6 milhões de euros) no ano anterior.

Os clubes da Premier League estão autorizados a perder 105 milhões de libras (122 milhões de euros) em três temporadas. O Leicester ainda não tornou públicas as suas contas relativas à última época.

Se for considerado culpado, o Leicester poderá tornar-se o terceiro clube a sofrer uma dedução de pontos por violar as regras de despesa da Premier League, depois do Everton e do Nottingham Forest.

O Leicester foi campeão da Premier League em 2015/16, tendo também vencido a Taça de Inglaterra em 2021, mas o clube teve uma época fraca em 2022/23, acabando por terminar em 18.º lugar e descer para o Championship.

A equipa de Enzo Maresca está bem posicionada para regressar à Premier League, empatada em pontos com o líder Leeds United, mas com um jogo a menos.

Leicester luta pelo regresso à Premier League
Leicester luta pelo regresso à Premier LeagueFlashscore