Mikel Arteta e o empate com o City: "Na minha opinião é, de longe, a melhor equipa do mundo"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mikel Arteta e o empate com o City: "Na minha opinião é, de longe, a melhor equipa do mundo"

Arteta ficou satisfeito com a exibição defensiva da sua equipa
Arteta ficou satisfeito com a exibição defensiva da sua equipaAFP
O técnico do Arsenal, Mikel Arteta, ficou feliz que a sua equipa, em busca do título, tenha conseguido impedir o Manchester City de marcar no Etihad Stadium, mas ficou frustrado por não ter convertido ocasiões de retomar o primeiro lugar, numa corrida cativante da Premier League.

Recorde as incidências da partida

O empate 0-0 deste domingo foi a primeira vez que os homens de Pep Guardiola não marcaram em casa no campeonato desde outubro de 2021, e seguiu-se a oito vitórias sobre o Arsenal no Etihad desde o empate de maio de 2016.

"Um jogo muito difícil contra um adversário muito exigente", disse Arteta aos jornalistas, sobre o último confronto com o seu amigo, compatriota e antigo treinador Guardiola.

"Defendemos muito bem. Estivemos muito bem... É a primeira vez que eles não marcam em casa em três anos. O lado negativo é que tivemos algumas situações importantes para marcar e não as aproveitámos... Não se pode estar totalmente satisfeito", acrescentou Mikel Arteta.

O antigo avançado do Manchester City Gabriel Jesus, em particular, teve duas grandes oportunidades para marcar, mas mandou a bola para fora em ambas as ocasiões contra a sua antiga equipa, e depois falhou por pouco um delicioso cruzamento de Bukayo Saka.

"Queríamos ganhar o jogo, preparámo-nos para o ganhar. Se não ganharmos, temos de empatar. Temos de continuar a dar passos como equipa e tentar melhorar, e hoje fizemos isso", disse Arteta, cuja equipa perdeu por 1-4 no campeonato no Etihad na época passada, mas venceu o primeiro encontro desta época em Londres.

"Na minha opinião, eles são, de longe, a melhor equipa do mundo... e nós temos de os apanhar e tentar ser melhores do que eles", explicou.

Perseguir o City

O treinador do Arsenal disse que tinha dito à sua equipa para esperar estar a correr atrás da bola durante longos períodos.

"Disse-lhes: 'Estão prontos para seguir 30 passes? Se sim, então estão prontos para jogar contra o Manchester City. Se não estiverem preparados para isso, não podem jogar contra eles", afirmou.

A nove jornadas do fim do campeonato, o Arsenal é segundo classificado, com 65 pontos, um à frente do Manchester City, mas dois atrás do líder Liverpool, que venceu este domingo.

"Isso gera confiança e dá continuidade à dinâmica. Estamos a melhorar, estamos a competir melhor", disse Arteta sobre o jogo de domingo, recusando-se a falar sobre as hipóteses de título da sua equipa.

"Vamos dar o nosso melhor para continuar o que estamos a fazer... Hoje conseguimos empatar, mas ainda temos de melhorar muito", acrescentou.

Arteta abraça Guardiola
Arteta abraça GuardiolaAFP

O capitão do Arsenal, Martin Odegaard, fez eco das reticências do seu treinador em especular sobre o título.

"Muita coisa pode acontecer até ao final da época, temos de encarar o jogo a jogo", disse.

"É claro que queríamos os três pontos e demos o nosso melhor para conseguir a vitória, mas vamos ficar com o ponto e seguir em frente", acrescentou.

"Tivemos de defender muito, um pouco mais a fundo do que gostaríamos. Foi um jogo muito disputado e difícil", assumiu.