A transferência de Rice do West Ham, em julho, significou que o internacional inglês fez a pré-época com o Arsenal e tem sido impressionante no meio-campo, tendo jogado todos os minutos da campanha da Premier League até agora.
O jogador ganhou o prémio de Jogador do Mês do Arsenal em agosto e o seu primeiro golo pelo clube foi um apontado contra o velho rival Manchester United, no início do mês.
"Espera-se sempre que a transição seja suave e rápida, mas às vezes a realidade é muito diferente", disse Arteta aos jornalistas, esta sexta-feira, antes da viagem de domingo ao Everton.
"No caso dele, tem sido muito positivo, está a ser muito fácil. Ele entendeu a equipa, a nossa forma de jogar muito, muito rápido e as coisas estão a correr bem para ele", acrescentou o treinador.
Enquanto Rice chegou ao Arsenal, o clube rescindiu o contrato com Nicolas Pépé, que custou 83 milhões de euros, em 2019.
O internacional pela Costa do Marfim ajudou o Arsenal a vencer a Taça de Inglaterra em 2020, mas rapidamente viu o seu tempo de jogo limitado por Arteta. Deixou o clube depois de marcar 27 golos em 112 jogos e juntou-se ao Trabzonspor, numa transferência a custo zero.
"Não estive envolvido nesse negócio, mas o que posso dizer sobre ele, como pessoa, é que é um rapaz fenomenal, que se esforçou muito. Não é culpa dele a quantidade de dinheiro que pagámos na altura", disse Arteta.
"Quando as coisas não estão a correr bem, há que seguir em frente... Essa decisão foi tomada e acho que foi para o benefício de ambas as partes", acrescentou.
Arteta disse que o extremo Bukayo Saka "treinou normalmente", no meio das preocupações sobre uma possível lesão no tendão de Aquiles, acrescentando que o Arsenal está a tentar prolongar o contrato do capitão Martin Odegaard, cujo acordo atual expira em junho de 2025.
"É o nosso capitão, é um jogador importante para nós. É muito importante para o presente e para o futuro. Queremos mantê-lo cá durante muito tempo", afirmou Arteta.
"Estou sempre otimista. Estamos muito perto (de um novo acordo) com ele e com o seu agente", revelou o técnico.