Os cinco defesas mais caros da história: de Wesley Fofana a Josko Gvardiol

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Os cinco defesas mais caros da história: de Wesley Fofana a Josko Gvardiol

Van Dijk, Gvardiol e Maguire estão na lista
Van Dijk, Gvardiol e Maguire estão na listaAFP/@ManCity/AFP
A transferência do jogador dos Balcãs para o Manchester City bateu um novo recorde. Todas as transferências referidas neste artigo tiveram lugar nos últimos cinco anos, o que mostra a evolução do mercado.

1.º Josko Gvardiol (21 anos) - 2023

Estava na lista dos gigantes europeus e foi o Manchester City que acabou por garantir os seus serviços. O RB Leipzig perdeu um dos seus jogadores mais importantes, mas em troca recebeu uma quantia muito significativa de dinheiro (90 milhões de euros) para reforçar esta posição e outras. O clube pôde contar com o jogador durante duas épocas, depois de o ter contratado ao Dinamo Zagreb. Já se tinha destacado no Campeonato da Europa e, a partir daí, o seu nome começou a ser ouvido com muita força.

Ainda só tem 21 anos, mas já tem alguma experiência ao mais alto nível - desempenhou um papel decisivo num Campeonato do Mundo - e deve ter pelo menos uma década de futebol pela frente. O seu valor de mercado no Transfermarkt (75M) não está muito longe do que pagou o campeão da Premier League, que assegurou um jogador com todas as garantias até 30 de junho de 2028. É possível, sobretudo se tiver um desempenho notável, que até aumente o valor acima referido.

2.º Harry Maguire (30 anos) - 2019

Chegou por 87 milhões de euros, um valor que já na altura parecia excessivamente elevado, e não tem correspondido às expetativas. Deixou o Leicester depois de passagens pelo Sheffield United, Hull City e Wigan Athletic, antes de dar um passo claro para o Manchester United, onde tem desempenhado um papel de destaque durante a maior parte desta última passagem. No entanto, perdeu o lugar de titular para a época 2022/23 e o futuro não se afigura brilhante.

Maguire lamenta depois de um erro
Maguire lamenta depois de um erroAFP

A continuidade em Old Trafford é duvidosa e o seu valor de mercado atual é quatro vezes inferior ao que lhe pagavam há quatro anos (20 milhões de euros, segundo a mesma fonte). Até há poucos dias, o defesa mais caro da história ainda tinha várias épocas pela frente para se manter no futebol. Marcou cinco golos ao serviço do histórico clube inglês e parece ainda ter lugar na seleção, já que conta com a confiança de Gareth Southgate.

3.º Matthijs de Ligt (23 anos) - 2019

O seu nome era um dos mais falados há uns anos atrás, sobretudo quando trocou o Ajax pela Juventus. Pertenceu àquela equipa pela qual o mundo se apaixonou e não lhe faltaram pretendentes desde o início. O clube de Amesterdão sofreu um grande revés... mas não a qualquer preço. Saiu do país por 85,5 milhões de euros quando ainda não tinha chegado aos vinte anos. Após três épocas na Serie A, foi para o Bayern de Munique por 67 milhões de euros.

De Ligt fala com a imprensa.
De Ligt fala com a imprensa.ROSLAN RAHMAN / AFP

Pode orgulhar-se de estar neste pódio e de ser o defesa que mais dinheiro movimentou. Tem muito espaço para continuar a ser motivo de grandes transferências. O seu valor no Transfermarkt é o mesmo que o de Gvardiol (75M), pelo que está a meio caminho entre as duas transferências em que esteve envolvido até agora. Espera-se que se fixe na Bundesliga porque tem contrato até 30 de junho de 2027, embora isso não seja condição sine qua non para que volte a mudar de camisola.

4.º Virgil van Dijk (32 anos) - 2018

Chegou ao Liverpool vindo do Southampton, depois de passagens pelo Groningen e pelo Celtic. 84,65 milhões de euros valeram ao imponente defesa-central a transferência para Anfield. Com um físico prodigioso, tornou-se um jogador-chave para Jürgen Klopp, mas uma grave lesão no joelho atrapalhou a carreira no início da época 2020/21. No entanto, recuperou totalmente e voltou a somar mais de 40 jogos por ano nas duas temporadas seguintes.

Van Dijk dirige-se aos meios de comunicação numa conferência de imprensa
Van Dijk dirige-se aos meios de comunicação numa conferência de imprensaAFP

Tanto a idade como o historial clínico fazem com que o seu valor atual seja de 35 milhões, menos de metade do que os reds pagaram na altura, embora tenha atingido os três dígitos um ano depois. Recorde-se que já passaram cinco anos desde que a sua contratação foi confirmada, altura em que se tornou o número um deste ranking. Internacional neerlandês, tem contrato até 2025.

5.º Wesley Fofana (22 anos) - 2022

Atrás do croata, o segundo mais recente e, para já, o menos rentável de todos. Mais uma vez, o Leicester fez muito dinheiro com um jogador muito promissor que tinha pertencido ao Saint Etienne no passado. Venderam-no por mais do dobro do preço e não podia ter corrido melhor, pois o francês tinha sofrido uma grave lesão no joelho e quase não jogou durante a época 2021/22. O que se tinha visto antes e os 21 anos foram os principais argumentos para a decisão do Chelsea de ir atrás dele.

Esse grave acidente já ficou para trás, mas há poucas semanas rompeu o ligamento cruzado, o que significa que estará fora de campo durante vários meses (até 2024). O seu valor de mercado não foi muito afetado (continua a ser de 55 milhões), mas tudo indica que continuará a baixar com o tempo, uma vez que estará fora dos relvados a curto e médio prazo. Na esperança de uma reviravolta no futuro, o negócio parece ser ruinoso.