Postecoglou tem a missão de quebrar o ciclo de insucesso do Tottenham

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Postecoglou tem a missão de quebrar o ciclo de insucesso do Tottenham

Será que o estilo de futebol ofensivo de Postecoglou é adequado para os Spurs?
Será que o estilo de futebol ofensivo de Postecoglou é adequado para os Spurs?Reuters
O Tottenham tem estado preso num ciclo interminável de reconstruções e desilusões nos últimos anos, mas se o novo treinador Ange Postecoglou conseguir repetir as suas conquistas no Celtic, os adeptos do clube poderão finalmente desfrutar de um sucesso há muito merecido.vHá, no entanto, muito trabalho a fazer.

Postecoglu tem um currículo notável, tendo conquistado títulos sucessivos da A-League com o Brisbane Roar em 2011 e 2012, sendo o primeiro treinador australiano a consegui-lo. Em 2019, conduziu o Yokohama F Marinos ao seu primeiro título da primeira divisão japonesa em 15 anos e teve uma passagem de quatro anos pela Austrália, durante a qual os levou ao Campeonato do Mundo de 2014 e garantiu o seu primeiro grande título na Taça Asiática (2015).

Deixa o Celtic depois de ter reforçado um currículo já impressionante, com cinco troféus nacionais em duas épocas no campeão escocês.Agora, ao tornar-se o primeiro australiano a dirigir uma equipa na Premier League, enfrenta um dos seus maiores desafios: dar a volta a uma equipa que não ganha nada há 15 anos.

Tarefa gigantesca

Postecoglou é o oitavo treinador permanente a ser nomeado pelo Tottenham desde a conquista da Taça da Liga em 2008, o último título da equipa.

O treinador de 57 anos terá a tarefa de reavivar o clube do norte de Londres, que terminou em oitavo lugar na época passada e falhou o acesso ao futebol europeu pela primeira vez desde a época 2009/10.

Desde que chegou à final da Liga dos Campeões em 2019, os spurs tem estado em declínio constante, terminando em sexto, sétimo, quarto e depois oitavo nas quatro épocas seguintes, após uma série de quatro primeiros lugares consecutivos de 2015 a 2019.

Fora do campo, a situação não tem sido melhor.

Os spurs estão sem diretor de futebol, tendo o italiano Fabio Paratici apresentado a sua demissão em abril, depois de ter sido rejeitado o seu recurso contra uma proibição mundial de 30 meses devido ao seu papel nas transferências e nas finanças do antigo clube Juventus.

O capitão da seleção inglesa, Harry Kane, que completa 30 anos no próximo mês, ainda não conquistou um troféu no clube que chama de casa desde os 11 anos, está nos últimos 12 meses de seu contrato.

Em entrevista à Sky Sports no mês passado, Kane disse que o clube havia "perdido um pouco dos valores" nos últimos anos, e ele tem sido associado a uma mudança para longe da Premier League - uma situação que está no topo da lista de prioridades de Postecoglou.

No entanto, apesar de o australiano ter uma bagagem muito grande, o seu histórico no Celtic deve ser motivo de otimismo.

Graham Arnold, técnico dos Socceroos, fala sobre a transferência de Postecoglou
Reuters

Reconstrução do Celtic

O sucesso de Postecoglou no Celtic não foi um acaso. Assumiu o cargo logo depois de o clube ter perdido o décimo título consecutivo e terminado 25 pontos atrás do rival Rangers.

O antigo defesa australiano tinha a reputação de ser implacável ao eliminar jogadores de equipas com baixo desempenho antes de levar os seus novos comandados ao sucesso. Supervisionou uma reforma no Celtic Park, trazendo 12 jogadores na sua primeira janela de transferências e dispensando oito, incluindo Odsonne Edouard, Kristoffer Ajer e Ryan Christie.

Na janela seguinte, Matt O'Riley e os japoneses Reo Hatate e Daizen Maeda foram contratados com mais astúcia, antes de o clube de Glasgow terminar quatro pontos à frente do Rangers e conquistar o título escocês na primeira temporada de Postecoglou.

Um ano depois, o domínio do Celtic era ainda maior.

Sob o comando de Postecoglou, o Celtic atingiu a média de mais golos por jogo (3) e a maior média de posse de bola (73%) de todas as equipas das 10 principais ligas europeias em 2022/23, tendo vencido o campeonato com quatro jogos de antecedência e conquistado a treble nacional.

"Ganhar cinco de seis troféus nacionais é um feito tremendo e isso é prova da verdadeira concentração e incansabilidade do treinador, dos jogadores e de toda a nossa equipa de apoio, que trabalharam tão arduamente", disse o capitão do Celtic, Callum McGregor, sobre Postecoglou na sua saída.

"Conseguimos oferecer algo muito especial aos nossos adeptos e fizemo-lo, sob a direcção do treinador, jogando um futebol emocionante e atractivo. Tal como todos os jogadores, desejo a Ange muito sucesso no seu próximo desafio."

Postecoglou assumirá o comando do Spurs no dia 1 de julho, e alguns dos seus primeiros dias no clube acontecerão em ambiente familiar, já que o clube inicia a pré-temporada com um jogo contra o West Ham em Perth, na Austrália.