Zilliacus defende-se e garante que não pode regressar a Singapura por razões de saúde

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Zilliacus defende-se e garante que não pode regressar a Singapura por razões de saúde

Zilliacus saiu em defesa da honra
Zilliacus saiu em defesa da honraProfimedia
Na quarta-feira de manhã, o The Straits Times, um dos principais jornais de Singapura, publicou um artigo que afirmava que tinha sido emitido um mandado de captura de Singapura e um aviso vermelho da Interpol contra o empresário finlandês pelo seu alegado envolvimento nas declarações enganosas da YuuZoo.

Tudo falso. Ou, pelo menos, é o que nos garante Thomas Zilliacus. Na quarta-feira, foi noticiado que a Interpol estava no seu encalço e que estava pendente um mandado de captura em Singapura.

Em vez disso, o empresário finlandês - ligado no passado a operações destinadas a comprar o Manchester United eo Inter de Milão - respondeu, ponto por ponto, às acusações através de uma longa e pormenorizada declaração.

Confira o comunicado:

A 21 de fevereiro de 2024, o The Straits Times, um jornal de referência em Singapura, publicou um artigo em que afirmava que tinha sido emitido um mandado de detenção em Singapura e um aviso vermelho da Interpol contra Thomas Zilliacus pelo alegado envolvimento em declarações enganosas da YuuZoo, uma empresa cotada em Singapura da qual Zilliacus foi presidente até abril de 2018. Foram publicados artigos semelhantes noutras publicações importantes de outras jurisdições.

O artigo referia que a Força Policial de Singapura ("SPF") tinha alegado que Zilliacus se tinha recusado a regressar a Singapura, juntamente com o atual presidente da empresa, um antigo diretor independente e um antigo diretor financeiro.

O artigo referia igualmente quemJames Matthew Somasundram, o antigo diretor executivo da YuuZoo, tinha sido acusado em tribunal de ter feito declarações falsas susceptíveis de induzir a compra de valores mobiliários por terceiros, ao abrigo da Lei sobre Valores Mobiliários e Futuros, em relação à alegada sobreavaliação das receitas da YuuZoo em 2016.

1) O Sr. Zilliacus nega veementemente todas as alegações publicadas no artigo.

2) O Sr. Zilliacus nunca se recusou a regressar a Singapura quando tal lhe foi solicitado pela Força Policial de Singapura (SPF): realizou várias entrevistas e disponibilizou-se pessoalmente, por telefone, no Zoom e por correio eletrónico. E continua a fazê-lo até hoje.

3) Desde 2020, o Sr. Zilliacus sofre de uma doença grave para a qual não existe atualmente cura. Depois de ter dado conhecimento deste facto à SPF, esta não só prorrogou a sua fiança, como também decidiu não pedir a Zilliacus que regressasse a Singapura. A última comunicação entre as partes foi em 15 de fevereiro de 2024, quando o tribunal solicitou documentação relativa ao seu estado de saúde e o Sr. Zilliacus respondeu prontamente em 19 de fevereiro, enviando registos médicos. Não foi recebida qualquer resposta a esse correio eletrónico, e muito menos um pedido de regresso a Singapura. Se tal pedido existisse, seria inadmissível e irrazoável, tendo em conta o estado de saúde de M. Zilliacus, que, devido a uma série de efeitos graves da Covid-19 de longa duração, poria em risco a sua vida durante viagens aéreas de longa duração, segundo os seus médicos

4) Os artigos publicados sugerem que o Sr. Zilliacus e a YuuZoo, sob o seu controlo, estiveram envolvidos na publicação de comunicações falsas ao público. Este facto é negado por M. Zilliacus. No entanto, dado que o Sr. Zilliacus compreende que a questão pode agora ser levada aos tribunais de Singapura, abstém-se de tecer mais comentários pormenorizados nesta altura, exceto para salientar que todas as avaliações das receitas e participações da YuuZoo foram efectuadas por especialistas de renome no sector, incluindo as "4 grandes" empresas de auditoria, e são plenamente justificáveis, e que não houve absolutamente nenhuma divulgação falsa ao público. O Sr. Zilliacus tenciona defender plenamente a sua posição no fórum competente.

5) Por último, dado que alguns artigos sugeriram que a ação súbita da SPF pode estar ligada a queixas apresentadas contra a YuuZoo por certas partes por falsas declarações graves e declarações inexactas, enganosas e claramente erróneas, com base nas quais a Bolsa de Valores de Singapura solicitou à SPF que iniciasse uma investigação em 2018, o Sr. Zilliacus pode confirmar que essas queixas foram efetivamente apresentadas ontem em dois países diferentes, enquanto uma terceira foi apresentada hoje num terceiro país.