Análise: Marcus Thuram, o avançado moderno ideal para Simone Inzaghi

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Análise: Marcus Thuram, o avançado moderno ideal para Simone Inzaghi

Marcus Thurambrilhou pelo Borussia Mönchengladbach
Marcus Thurambrilhou pelo Borussia MönchengladbachAFP
Figura revolucionária na final do Campeonato do Mundo de 2022, o filho de Lilian Thuram é um jogador de ataque que poderia muito bem tornar-se parte do indiscutível 3-5-2 de Simone Inzaghi, no Inter Milão.

Um tal de Kylian Mbappé queria-o no Paris Saint Germain. O melhor marcador do último Campeonato do Mundo ficou fascinado com o seu impacto no jogo, durante a final do Mundial, quando um passe decisivo de Marcus Thuram lhe permitiu empatar a partida. Um passe que foi o resultado de uma entrada determinada no relvado.

Mas o mercado decidiu de outra forma, até porque a direção do PSG queria satisfazer o jogador, que não queria renovar o seu contrato, que expira dentro de um ano. Por isso, o maior herdeiro de Lilian Thuram fez as malas e está a caminho do Appiano Gentile, onde o Inter Milão espera-o ansiosamente.

Perfeito para Inzaghi

Simone Inzaghi
Simone InzaghiAFP

1,92 metros de altura e 90 kg. Um verdadeiro "bulldozer" para os nerazzurri, que o vêem como uma alternativa perfeita a Romelu Lukaku e um parceiro ideal para o intocável Lautaro Martinez. Marcus Thuram é um avançado que tem vindo a subir lentamente na hierarquia, mesmo na seleção nacional, sobretudo pela sua capacidade de combinar com os companheiros de equipa. Na final do Campeonato do Mundo, foi lançado como referência ofensiva de um tridente móvel, no lugar de Giroud, mas o seu tamanho e capacidade de jogar em profundidade significam que ele pode adaptar-se bem num ataque a dois.

Tanto no Borussia Mönchengladbach como na seleção de França, Marcus Thuram jogou muitas vezes como ponta de lança. Porém, as suas características físicas e atléticas permitem-lhe adaptar-se perfeitamente a perfis ofensivos dinâmicos como Mbappé ou Lautaro Martínez. A sua potência fará dele o pivô do ataque, um pivô fluido, capaz de ocupar o espaço quando necessário e de recuar quando for preciso.

Avançado versátil

Estatísticas anuais de Marcus Thuram
Estatísticas anuais de Marcus ThuramFlashscore

Os seus números não são certamente os de um bombardeiro puro-sangue, com apenas 13 golos e 6 assistências em 30 jogos na Bundesliga, na época passada. Mas o que o diferencia é a sua capacidade de ser um atacante versátil, em torno do qual os outros podem expressar-se da melhor maneira possível. Por outras palavras, não devemos esperar que Thuram seja um goleador como Lukaku na época 2020/2021, mas sim que tenha um desempenho semelhante ao de Dzeko, autor de nove golos e quatro assistências na época passada.

A versatilidade de Marcus, um avançado que também gosta de se sacrificar pela equipa, poderá ser uma arma adicional para Inzaghi, que o apontou como substituto do bósnio, certamente mais gracioso e tecnicamente superior, mas também capaz de desempenhar o papel de catalisador do jogo e de fazer circular as inserções dos companheiros. O perfil de Thuram é também ideal para jogadores como Dumfries, Mkhitaryan e Dimarco, que podem projetar-se e ser muito eficazes no flanco oposto.