Juventus - Fiorentina: Allegri e Italiano tentam dar sentido à temporada

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Juventus - Fiorentina: Allegri e Italiano tentam dar sentido à temporada
Juventus e Fiorentina têm tido parecenças ao longo da época
Juventus e Fiorentina têm tido parecenças ao longo da épocaNurPhoto via AFP
Os dois treinadores estão perante uma encruzilhada. Quem tem mais a perder é a Juventus, mas os Viola, depois de um ano difícil, ainda procuram entrar na luta pelas competições europeias

Siga as principais incidências da partida

Duas épocas por vezes complexas, feitas de altos e baixos e marcadas por períodos negativos e positivos.

JuventusFiorentina defrontam-se em Turim à procura de três pontos que podem influenciar totalmente o julgamento de todo o campeonato.

Os Bianconeri, perante o seu próprio público, vão lutar por um objetivo que parecia já consolidado em janeiro mas que, ao longo dos meses, se foi tornando cada vez mais distante: a Liga dos Campeões.

Juventus caiu na segunda metade da época
Juventus caiu na segunda metade da épocaFlashscore

Massimiliano Allegri sempre deixou claro, desde o início da época, qual seria o principal objetivo da sua equipa: a Taça de Itália e a Liga dos Campeões. A Vecchia Signora parecia estar lançada para ambos os objetivos, mas em janeiro a época tomou um rumo imprevisível. Apenas uma vitória em nove jogos, uma tendência inversa em comparação com a primeira metade da temporada, na qual a equipa tinha obtido apenas uma derrota em 19 jogos, deixou os milhões da Champions tremidos.

Assim, a margem acumulada em relação aos outros candidatos foi, pouco a pouco, reduzida, até à ultrapassagem do Milan no segundo lugar e à aproximação do Bolonha, agora a apenas dois pontos.

O desempenho das duas equipas
O desempenho das duas equipasFlashscore

Os Bianconeri, no entanto, não falharam na hora da verdade. Após a quebra no campeonato, responderam com uma vitória por 2-0 sobre a Lazio na Taça de Itália, o que lhes permitiu ganhar relativa confiança antes da partida da segunda mão. O segundo objetivo da época continua, portanto, seguro e, com ele, também o lugar de Allegri, que muitos diziam estar em risco.

O desafio contra os Viola representa, de certa forma, o momento da verdade. Os comandados de Allegri não podem perder, perante a possibilidade concreta de cair para o quarto lugar, onde Roma e Atalanta estão à espreita e em grande forma na luta pela Liga dos Campeões.

Fiorentina também procura a confirmação

Mas como é que a Fiorentina chega a este importante jogo?

A situação na casa dos Viola é muito semelhante, com a equipa italiana a ter um desempenho oscilante na Serie A, sendo que não vence desde 26 de fevereiro, quando bateu a Lazio em casa.

No entanto, a Viola também não perdeu os compromissos decisivos, sofrendo mas vencendo o Maccabi Haifa para continuar na luta pelo título da Liga Conferência e batendo a Atalanta por uma margem estreita na Taça de Itália.

Italiano e a sua equipa foram confrontados com o desejo de prestar homenagem a Joe Barone, que faleceu pouco antes do jogo do campeonato contra La Dea, honrando a sua memória, talvez com um troféu. Enquanto nas outras duas competições tudo ainda está por decidir, na Serie A o objetivo europeu parece difícil, com os Viola aparentemente superados por Torino, Nápoles e Lazio.

Fiorentina longe dos lugares europeus
Fiorentina longe dos lugares europeusFlashscore

No entanto, ter algo a dizer no campeonato também significa vencer nos grandes jogos. Em particular, contra a equipa que talvez seja, acima de tudo, o epítome da rivalidade para os Viola.

Para uns adeptos que certamente ainda estão de luto pela morte de Barone, ver a Fiorentina sair com três pontos de Turim representaria uma grande vitória, que poderia varrer as deceções de uma temporada abaixo das expectativas.