Os números da crise de Kvaratskhelia: muitas oportunidades, muitos erros e poucas assistências

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Os números da crise de Kvaratskhelia: muitas oportunidades, muitos erros e poucas assistências

Khvicha Kvaratskhelia, uma temporada para esquecer
Khvicha Kvaratskhelia, uma temporada para esquecerProfimedia
Estrela, juntamente com Osimhen, do Nápoles de Spalletti, o astro georgiano perdeu o sorriso e, consequentemente, a frieza diante do golo durante grande parte desta temporada.

Desde a chegada de Francesco Calzona ao banco do Nápoles, o seu desempenho tem vindo a melhorar. Ainda não está nem perto do magnífico Kvaratskhelia que arrastou o Nápoles de Luciano Spalletti, juntamente com Victor Osimhen, ao tricampeonato italiano, mas a melhora é evidente.

Tão evidente que, em comparação com os períodos negros com Rudi Garcia (a quem também ofendeu durante uma substituição) e Walter Mazzarri, Khvicha Kvaratskhelia recuperou, no mínimo, o sorriso.

Kvaratskhelia é o mais rematador na Serie A
Kvaratskhelia é o mais rematador na Serie ANurPhoto via AFP/Opta by Stats Perform

A realidade é que, como indica o quadro acima, Kvara sempre tentou. Prova disso é que nenhum outro futebolista da Serie A rematou mais vezes do que a estrela georgiana do Nápoles (101) e só Lautaro Martínez acertou mais vezes na baliza do que ele: 38-36.

No entanto, a verdade é que, este ano, nem sempre tem sido acompanhado pela lucidez e clarividência exibidas na época passada. Da sua invejável frieza, mesmo nos momentos mais complicados.

Lautaro é o jogador com mais remates enquadrados com as balizas contrárias
Lautaro é o jogador com mais remates enquadrados com as balizas contráriasAFP/Opta by Stats Perform

Ineficácia

Da mesma forma, Kvaradona fica atrás de Matías Soulé no número de dribles bem-sucedidos: 72 (em 147 tentativas), contra 83 do médio do Frosinone (em 169 tentativas). Atrás deles, um tal de Rafael Leão: 52 (em 99).

Bem, todo este esforço ofensivo teve uma recompensa modesta, muito modesta. E sim, porque basta olhar para a tabela de marcadores para se perceber que, ao contrário de Lautaro (que marcou 23 golos em 38 remates à baliza), a sua precisão esteve longe de ser impecável.

Lautaro é também o melhor marcador da Serie A 2023/24
Lautaro é também o melhor marcador da Serie A 2023/24AFP/Opta by Stats Perform

Assim, os seus 36 remates à baliza adversária valeram-lhe um saldo relativamente modesto (10 golos) e um número verdadeiramente preocupante: 12 grandes oportunidades desperdiçadas (apenas atrás de Dusan Vlahovic, que desperdiçou 13 golos claros).

No entanto, não é a série de golos que faz uma diferença substancial em relação à Série A de 2022/23, quando marcou 14 golos. Há um ranking, de facto, em que Kvaratskhelia costumava brilhar e que, em vez disso, este ano nem sequer o vê aparecer nas primeiras posições. Referimo-nos ao das assistências: 10 foram as que deu na época passada aos seus companheiros de equipa no campeonato (14 no total), mais do dobro do número de assistências que fez no campeonato, a nove dias do final do torneio, esta época: 4, abaixo até de Giovanni Di Lorenzo e Matteo Politano (ambos com 5).

Giroud domina nas assistências
Giroud domina nas assistênciasAFP/Opta by Stats Perform