Pogba aproxima-se da hora da verdade: os possíveis cenários sobre o futuro do médio

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Pogba aproxima-se da hora da verdade: os possíveis cenários sobre o futuro do médio

Pogba
Pogba Profimedia
Na quinta-feira, o médio realizará a contra-análise, inicialmente prevista para 20 de setembro, mas depois adiada por duas semanas devido à indisponibilidade do perito.

O momento da verdade está agora muito próximo: na quinta-feira, Paul Pogba realizará a contra-análise que confirmará ou negará as alegações de doping.

O médio da Juventus acusou positivo a 20 de agosto num controlo antidoping a testosterona, uma substância proibida que, segundo a defesa do francês, lhe foi receitada sem o seu conhecimento. A contra-análise, inicialmente prevista para 20 de setembro, foi adiada por duas semanas devido à indisponibilidade do perito do jogador.

O que acontecerá se a positividade da testosterona for confirmada (atualmente muito provável)? De acordo com a prática, será aberta a fase de investigação da Procuradoria Antidopagem, com três vias disponíveis: arquivamento (difícil), negociação da confissão e julgamento.

Opção de acordo

Com Pogba a enfrentar uma pena de quatro anos de suspensão, a opção mais provável neste momento é um acordo judicial.

O francês pode tentar obter um acordo para uma inibição de direitos de um ano, evitando ir a julgamento e encurtando a pena, o que lhe permitiria terminar a sua carreira no relvado.

Em caso de julgamento, a defesa do jogador apelaria à "falta de consciência" de Pogba na violação das regras antidoping.

A hipótese para a Juve

A história de amor entre Pogba e a Juventus, salvo alguma surpresa, parece destinada a terminar de forma amarga e praticamente sem nunca mais recomeçar.

Na convenção coletiva assinada pela Lega Serie A e AIC e pela FIGC, o artigo 11.º (Incumprimento e cláusulas penais), n.º 4, prevê "em caso de desqualificação por dopagem, a redução do salário, em alternativa à ação de rescisão do contrato. Pode ser igual à totalidade do salário, fixo e variável, devido durante o período de inibição, a partir da suspensão cautelar decidida pelos órgãos de justiça desportiva".

O clube bianconeri, no entanto, já anunciou que vai aguardar o resultado da contra-análise antes de tomar qualquer decisão.