Serie A: Juventus aproxima-se da liderança à custa da Roma (1-0), AC Milan bate Sassuolo (1-0)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Serie A: Juventus aproxima-se da liderança à custa da Roma (1-0), AC Milan bate Sassuolo (1-0)

Atualizado
Serie A:AC Milan bate Sassuolo (1-0), Bolonha surpreendido em Udine (3-0)
Serie A:AC Milan bate Sassuolo (1-0), Bolonha surpreendido em Udine (3-0)AFP
A Juventus aproveitou o passo em falso do Inter contra o Génova para reduzir a distância para os líderes, ao bater a Roma de José Mourinho por 1-0. Um golo de Lookman bastou para que a Atalanta batesse o Lecce por 1-0. Mais tarde, o Bologna acabou surpreendido em Udine, enquanto o AC Milan recebeu e venceu o Sassuolo.

Juventus 1-0 Roma

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

A Juventus não se deixou hipnotizar pela Roma, sofreu mas conseguiu uma vitória por 1- 0 que a coloca a apenas dois pontos da liderança.

No estádio, os Bianconeri estavam ansiosos para tirar proveito do passo em falso do Inter, que empatou com o Génova no último jogo de 2023. No entanto, a vontade de vencer da equipa de Allegri ficou clara desde os primeiros minutos, encontrando uma excelente resposta dos Giallorossi.

De facto, as oportunidades surgiram de ambos os lados nos primeiros 45 minutos, com os homens de Allegri mais proactivos e os de Mourinho mais incisivos.

As estatísticas da partida
As estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

A atacar o meio-campo adversário a um ritmo muito elevado, os anfitriões contavam com um Dusan Vlahovic muito inspirado para tentar chegar ao golo. O sérvio mostrou-se em boa forma, deliciando o seu público com grandes intervenções e um remate de costas para a baliza, mas não conseguiu assinar o 1-0.

Do outro lado, Paulo Dybala, de volta a uma casa que foi sua, tentou de todas as formas lançar a sua equipa, mas não teve a companhia necessária.

A oportunidade mais importante do primeiro tempo, no entanto, passou pelos pés de Cristante. Logo aos quatro minutos, o médio giallorossi aproveitou uma bola perdida na área para tentar um remate que acertou no poste. A segunda parte parecia destinada a repetir a mesma dinâmica da primeira, mas logo aos 47 minutos foi Adrien Rabiot que mudou a dinâmica do jogo.

O médio francês, servido por uma grande assistência de Vlahovic, encontrou-se na frente de Rui Patrício e não falhou de perto, assinando o seu terceiro golo da época na Serie A e fazendo o 1-0.

Depois da vantagem, a Juve tentou adormecer o jogo, baixando o ritmo e tentando apanhar o adversário de surpresa no momento certo. Depois de uma parte do jogo em que a estratégia de Allegri parecia ter funcionado, a Roma começou a crescer novamente, minuto a minuto, voltando a assustar a defesa da casa. Aos 71 minutos, foi mais uma vez Dybala a intimidar os seus antigos companheiros de equipa, desta vez com um remate muito próximo do poste, mas a Roma acabou mesmo por perder.

AC Milan 1-0 Sassuolo

O AC Milan reforçou a sua posição entre os três primeiros da Serie A ao superar um resiliente Sassuolo. O golo de Christian Pulisic no segundo tempo foi suficiente para garantir a quarta vitória seguida em casa, enquanto o conjunto de Alessio Dionisi está agora em uma sequência de cinco sem vitórias.

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

A equipa de Stefano Pioli começou forte, com um remate de longa distância de Tijjani Reijnders habilmente defendido, poucos segundos antes de Ismaël Bennacer ter um golo anulado por fora de jogo a Olivier Giroud, que cruzou a bola para a área. O argelino teve mais uma chance com o médio a disparar para as redes laterais, enquanto Ruben Loftus-Cheek bateu alto e largo de igual distância.

As chances continuaram a surgir, embora a desesperada seca de 10 jogos sem golos de Rafael Leão no campeonato tenha continuado, já que o seu ataque também foi descartado por fora de jogo. Do outro lado, Domenico Berardi teve um raio soberbamente derrubado por Mike Maignan, que também apanhou confortavelmente o baixo esforço de Nedim Bajrami.

O Sassuolo cresceu bem no jogo e teve outra ótima chance de assumir a liderança após o intervalo, quando Jeremy Toljan obrigou Maignan a mais uma defesa. No entanto, as suas esperanças foram atingidas por um soco quando o Milan assumiu a liderança pouco antes da marca da hora, já que Ruan Tressoldi não conseguiu cortar o passe de Bennacer, e impedir assim a finalização de Pulisic.

Udinese 3-0 Bolonha

A Udinese registou uma vitória surpreendentemente sobre o Bolonha. Os homens de Thiago Motta têm estado em grande forma recentemente, com sete vitórias em nove jogos, incluindo sobre a Lazio, a AS Roma e eliminou ainda o líder da Serie A, Inter, a meio da semana na taça. Apesar de todos esses bons resultados, o ano terminou de uma forma pouco inesperada.

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

Só houve uma equipa com bola, o Bolonha. No entanto, pouco fez com 74% de posse de bola. Foi a equipa da casa que fez o 1-0 ao intervalo. O médio argentino Roberto Pereyra estava atento e aproveitou um ressalto. Pouco antes e logo após o intervalo, os visitantes tiveram oportunidades através de Joshua Zirkzee e outros, mas o neerlandês, que já marcou sete golos esta época, não mostrou pontaria afinada.

O Bolonha não tardou a pagar o preço. Lorenzo Lucca, antigo jogador do Ajax, furou habilmente a linha defensiva e atirou para o 2-0 e, quatro minutos mais tarde, o segundo golo argentino surgiu através de um remate em arco de Martin Payero (52). Depois disso, o Bolonha não voltou a marcar qualquer golo, para grande frustração do treinador Thiago Motta.

Sem terceiro lugar

O antigo jogador do Barcelona, Inter e PSG, entre outros, foi expulso com um cartão vermelho pelo árbitro Daniele Orsato por ter feito comentários sobre a gestão do jogo. O Bolonha podia ter subido ao terceiro lugar com mais uma vitória, mas agora tem de contentar-se com um honroso quinto lugar. A equipa da região de Emilia-Romagna retoma o campeonato a 5 de janeiro com um jogo em casa contra o Génova. Já a Udinese distanciou-se da zona de despromoção e subiu para o 15.º lugar, com 17 pontos. 

Atalanta 1-0 Lecce

Um golo na segunda parte foi suficiente para a Atalanta, que derrotou uma boa equipa do Lecce por 1-0 no seu último jogo do ano. Os homens de Gasperini estão agora a quatro pontos do quarto lugar, à espera do Bolonha, enquanto o Lecce permanece tranquilo na tabela, com mais sete pontos do que o primeiro clube em zona de descida.

As pontuações das duas equipas
As pontuações das duas equipasFlashscore

O regressado Scamacca teve a oportunidade de abrir o marcador pouco antes do quarto de hora, mas o seu desvio acertou no poste. Apesar de ter mais posse de bola (71% ao intervalo), a Atalanta não conseguiu criar mais grandes oportunidades. Mérito também para o Lecce que, apesar de não ter grande capacidade ofensiva, segurou bem o campo, demonstrando o que de bom se tinha visto contra o Inter.

A segunda parte começou com um golo anulado por fora de jogo: este episódio abalou os anfitriões que, em poucos minutos, acertaram na trave com Pasalic e depois desbloquearam com Lookman, que conduziu até à entrada da área antes de encontrar o espaço para o remate de pé direito.

Lookman está novamente a fazer uma boa época
Lookman está novamente a fazer uma boa épocaFlashscore

A equipa de D'Aversa ainda ameaçou o 1-1, por Piccoli e mais tarde por Oudin, mas o resultado acabou mesmo por não se alterar.

Outros resultados:

Cagliari 0-0 Empoli

Verona 0-1 Salernitana