Semana de Dérbi: Clássico suíço com mais fogo após ataque a jogadores do Zurique

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Semana de Dérbi: Clássico suíço com mais fogo após ataque a jogadores do Zurique
Jogadores do FC Basel festejam juntos
Jogadores do FC Basel festejam juntosFlashscore, Profimedia
Basileia e Zurique são duas das cidades mais importantes da Suíça. Ambas se situam na parte do país onde predomina a língua alemã. Este facto é, por si só, uma das razões da rivalidade entre as duas cidades, que também se estende ao desporto, sobretudo ao futebol. A tensão é grande entre o FC Basileia e o FC Zurique, para quem o vizinho Grasshoppers é também um rival.

É por isso que foi apelidado de Clássico Suíço (Schweizer Klassiker). O ressentimento mútuo entre os dois clubes e os seus adeptos foi desencadeado por um incidente ocorrido em 2006, quando os dois rivais se defrontaram na última ronda da época, numa luta direta pelo título.

Zurique é a maior cidade da Suíça. Com todos os seus subúrbios, a população ultrapassa os 1,2 milhões de habitantes. Genebra é a segunda e Basileia, apenas 80 quilómetros a noroeste de Zurique, a terceira. A lista das cidades mais populosas da Suíça corresponde aos clubes de futebol mais fortes do país.

Historicamente, o mais bem-sucedido é o Grasshoppers Zurich (29 títulos). Os protagonistas dos clássicos suíços são, respetivamente, o segundo (Basileia, 20) e o quinto (FC Zurique, 13).

Maiores cidades suíças = maiores clubes do país.
Maiores cidades suíças = maiores clubes do país.P3K / Google Maps

O Barcelona e a sua inspiração suíça

Ambos são clubes muito tradicionais. A sua história remonta à década de 1890 e é certamente interessante. O Zurich Football Club foi formado pela fusão de dois outros clubes da cidade na época. Um membro de um deles, e portanto um dos fundadores do FC Zurique, foi Hans-Max Gamper.

Foi jogador e treinador da equipa. No entanto, em 1898, foi transferido para o estrangeiro pelo seu empregador, o banco francês Credit Lyonnais, e teve de abandonar o FC Zurique.

Foi para Barcelona, onde, depois de se estabelecer, fundou outro clube de futebol, o FC Barcelona. Em 1899, deu início à criação do famoso colosso catalão, colocando um anúncio nos jornais em que anunciava que queria fundar uma equipa de futebol e que os interessados deveriam comparecer no Ginásio Sole dentro de uma semana.

No dia 29 de outubro, um grupo de entusiastas do desporto - vários suíços, britânicos e catalães natos - reuniu-se no local.

O vermelho e o azul foram as cores escolhidas para as camisolas, logo no início da existência do FC Barcelona. Gamper, que desde então se enraizou de tal forma na cidade que é mais conhecido por Joan Gamper, terá ido buscar inspiração para esta combinação de cores aos seus velhos amigos de Basileia.

As camisolas do clube de futebol também são tradicionalmente vermelhas e azuis, desde a sua criação em 1893. Gamper inspirou-se no próprio clube de Basileia para criar uma equipa de futebol na sua nova casa.

De facto, foi também inspirado por um anúncio de jornal. Em 12 de novembro de 1893, Roland Geldner, um homem de negócios de Basileia e figura proeminente da cidade na altura, lançou um apelo no jornal local Basler Zeitung para que os interessados em futebol se deslocassem ao restaurante Schuhmachern-Zunft dentro de três dias.

A reunião contou com a presença de 11 homens, na sua maioria estudantes, que assistiram ao nascimento do FC Basileia.

A luta pelo título no campo e nas bancadas

O FC Basileia e o FC Zurique não são grandes rivais há muito tempo. No entanto, a relação entre os dois clubes, os seus adeptos e a cidade em geral mudou significativamente em 2006. No último jogo da época do campeonato, os dois clubes defrontaram-se. O Basileia queria completar o seu "hat-trick" no campeonato, depois de ter conquistado o título em 2004/05 e na época anterior.

E com o FC Zurique a liderar a tabela de 2005/06 por três pontos antes do último jogo, tudo o que precisava para conquistar o título era evitar perder no St. Jakob Park, casa do Basileia.

No final da primeira parte, os visitantes estavam em vantagem e o Basileia estava na luta para roubar o título. No entanto, Mladen Petric empatou para a equipa da casa aos 72 minutos. Um jogo competitivo, com muitas faltas de ambos os lados, mas sem emoção. Parecia que o jogo se encaminhava para um empate e para o terceiro título consecutivo dos vermelhos e azuis.

À entrada para os últimos três minutos, o FC Zurique dispôs de um livre na ala direita. Um dos médios rematou rapidamente para a área, mas a bola foi desviada de cabeça.

A defesa não conseguiu afastar a bola e esta caiu nos pés do defesa do FC Zurique, Iulian Filipescu. No frente a frente com o guarda-redes, marcou o seu único golo da época. O árbitro terminou o jogo imediatamente após o golo e a equipa e os adeptos do FC Zurique começaram a festejar loucamente.

Ganharam o título com um golo no final do jogo. Além disso, estavam à espera de um campeonato desde 1981 - mais de um quarto de século depois.

Segundos após o apito final, dezenas de adeptos do Basileia invadiram o relvado e começaram a atacar os jogadores e dirigentes do FC Zurique, que tentavam fugir para os balneários. O principal alvo da frustrada equipa da casa era Filipescu, autor do inesperado golo decisivo.

Do outro lado do estádio, os adeptos do FC Zurique entraram no relvado em euforia. A polícia rapidamente formou uma zona de proteção entre os dois grupos em tumulto no meio do campo.

A cerimónia e a entrega dos troféus tiveram lugar nas bancadas e não no relvado, uma vez que a polícia de choque continuou a lidar com a agressividade dos hooligans da casa. Os confrontos prosseguiram após o jogo no exterior do estádio e prolongaram-se até altas horas da noite.

A polícia utilizou canhões de água e balas de borracha. O incidente provocou 115 feridos e muitos adeptos foram parar à prisão. O incidente deixou cicatrizes na relação entre os dois clubes, provavelmente para sempre. Desde então, o clássico suíço é um dos jogos mais arriscados de toda a Europa.

O Basileia viria a ter uma época gloriosa na sua história, conquistando oito títulos consecutivos entre 2010 e 2017. Recentemente, porém, os jogadores do FC Zurique têm tido mais sucesso. São os atuais campeões em título e, também esta época, estão mais bem classificados do que o FC Basileia, ocupando o terceiro lugar.

O clássico suíço está de volta este fim de semana, depois de o último encontro ter terminado com um empate a 2-2.

Siga o jogo em direto com o Flashscore!

Outros dérbis da semana

Quinta-feira, 18 de janeiro

Espanha - Taça do Rei (Taça)

Atlético de Madrid - Real Madrid

Depois de um jogo controverso mas emocionante na meia-final da Supertaça de Espanha em Riade, na Arábia Saudita (que terminou com a vitória do Real por 5-3 no prolongamento), os rivais de Madrid voltam a defrontar-se uma semana depois. E mais uma vez é um jogo da Taça. Desta vez, o dérbi de Madrid será nos oitavos de final da Taça do Rei.

Sábado, 20 de janeiro

Brasil - Campeonato Penambucano (Liga Nacional)

Sport Club do Recife x Santa Cruz

O Sport Club do Recife e o Santa Cruz são os dois clubes mais bem sucedidos do Recife, a capital do estado de Pernambuco, no nordeste do Brasil. O dérbi será disputado no âmbito do campeonato estadual. Na competição regional disputada na primeira parte da época, as duas equipas estão em escalões diferentes (Série B e D, respetivamente).

Alemanha - Bundesliga

SV Darmstadt 98 - Eintracht Frankfurt

O dérbi de Hessen entre o Darmstadt e o Frankfurt foi coberto pela Semana do Dérbi antes do primeiro jogo da época. O Eintracht venceu por 1-0 e volta a ser o favorito este fim de semana. Está em posição de se qualificar para a Liga dos Campeões, enquanto o recém-chegado Darmstadt está em último lugar.