Coreia do Sul suspende Hwang Ui-jo, que está a ser investigado por vídeo sexual

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Coreia do Sul suspende Hwang Ui-jo, que está a ser investigado por vídeo sexual

Hwang Ui-jo em ação pelo Norwich
Hwang Ui-jo em ação pelo NorwichAFP
O avançado Hwang Ui-jo foi suspenso pela Coreia do Sul sete semanas antes da Taça Asiática devido a uma investigação policial sobre alegações de ter filmado ilegalmente uma ex-namorada.

O avançado do Norwich City é acusado de ter filmado um encontro sexual com a ex-companheira no seu telemóvel sem consentimento. Uma acusação que entretanto negou.

Hwang jogou pela Coreia do Sul em dois jogos de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026 neste mês de dezembro, marcando um golo de penálti contra Singapura, mas a Federação Coreana de Futebol (KFA) suspendeu-o na terça-feira até ao resultado das investigações policiais.

Contudo, o jogador de 31 anos continua a poder jogar pelo Norwich, clube da segunda divisão inglesa, sendo que até marcou um golo na derrota por 2-3 frente ao Watford, na terça-feira.

"Até que se chegue a uma conclusão definitiva, decidimos excluir Hwang da seleção nacional", refere um comunicado da KFA.

Lee Youn-nam, que dirige o comité de ética da KFA, disse aos jornalistas que os jogadores nacionais devem comportar-se "com um elevado grau de moralidade e responsabilidade".

"Tendo em conta o facto de o jogador estar a ser investigado como suspeito, é difícil para ele levar a cabo as actividades normais da seleção", disse Lee: "Os adeptos do futebol têm grandes expectativas em relação à seleção nacional, pelo que considerámos inadequado chamar Hwang Ui-jo".

Hwang, que está emprestado ao Norwich pelo Nottingham Forest, marcou 19 golos em 62 jogos pela Coreia do Sul.

O treinador Jurgen Klinsmann disse num comunicado que respeitava a decisão tomada pela KFA. O técnio germânico tinha lançado Hwang nas recentes vitórias de qualificação para o Campeonato do Mundo contra Singapura e China, depois de a polícia ter iniciado a investigação, e defendeu a sua decisão na altura.

"Há sempre especulação", aitrou Klinsmann depois de regressar da vitória por 3-0 sobre a China em Shenzhen, na semana passada: "Até que não haja nada provado... Eu não acredito".

A próxima convocatória da Coreia do Sul será para a Taça da Ásia. A prova arranca a 12 de janeiro, no Catar, com a equipa sul-coreana a abrir fazer a estreia contra o Bahrein.