Paulo Bento treina Emirados e três jogadores representam Liga na Taça Asiática

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Paulo Bento treina Emirados e três jogadores representam Liga na Taça Asiática
Paulo Bento treina Emirados Árabes Unidos
Paulo Bento treina Emirados Árabes UnidosLUSA
Paulo Bento vai comandar os Emirados Árabes Unidos na Taça Asiática, sendo o único treinador português na principal prova de seleções daquele continente, que arranca na sexta-feira, no Qatar, com três futebolistas oriundos da Liga.

Acompanhe as principais incidências da partida

Nomeado em julho de 2023 como sucessor do argentino Rodolfo Arruabarrena, o antigo selecionador nacional, entre 2010 e 2014, irá disputar a sua quinta fase final em grandes competições internacionais, e primeira ao serviço dos vice-campeões da Ásia em 1996.

Paulo Bento, de 54 anos, guiou Portugal às meias-finais do Euro 2012, na Ucrânia e na Polónia, mas não evitou a eliminação na fase de grupos do Mundial2014, no Brasil, num percurso técnico iniciado nos sub-19 do Sporting e impulsionado com a equipa principal leonina, na qual arrebatou duas Taças de Portugal e duas Supertaças, de 2005 a 2009.

O grupo dos Emirados Árabes Unidos
O grupo dos Emirados Árabes UnidosFlashscore

Seguiram-se efémeras passagens nos brasileiros do Cruzeiro (2016) e nos chineses do Chongqing Lifan (2018), por entre um campeonato grego conquistado pelo Olympiacos (2016/17), antes de retomar as funções de selecionador com a Coreia do Sul, em 2018.

A caminhada na última Taça Asiática culminou com uma derrota nos quartos perante o Qatar, campeão continental em 2019, que viria a ser anfitrião do Mundial 2022, prova na qual os sul-coreanos tombaram frente ao Brasil nos oitavos, na sequência do segundo posto alcançado no Grupo H, atrás de Portugal, que chegaram a bater na primeira fase.

Esse desaire efetivou a saída do ex-médio internacional luso, que tenta agora melhorar a prestação dos Emirados Árabes Unidos na principal prova asiática de seleções, volvidas duas chegadas consecutivas às meias-finais, a última das quais na condição de anfitriã.

Terceira colocada em 2015, a nação do Golfo Pérsico voltou a ficar às portas da decisão quatro anos mais tarde, ao ser batida em casa pelo Catar, reiniciando em 2023 a luta por uma inédita conquista com embates diante de Hong Kong, Palestina e Irão no Grupo C.

Mehdi Taremi é um dos representantes da Liga na Taça Asiática
Mehdi Taremi é um dos representantes da Liga na Taça AsiáticaLUSA

Campeões em 1968, 1972 e 1976, os iranianos convocaram o avançado Mehdi Taremi, quarto futebolista mais eficaz de sempre do seu país, com 44 golos em 77 desafios, que está em final de contrato com o FC Porto e foi o melhor marcador da Liga em 2022/23.

O Japão, recordista de cetros (1992, 2000, 2004 e 2011) e finalista derrotado em 2019, integra o médio Hidemasa Morita, do líder isolado Sporting, e vai encarar no Grupo D o Iraque, vencedor em 2007, que conta com o centrocampista Osama Rashid, do Vizela.

Nascido em Portugal e com origens cabo-verdianas, o naturalizado defesa direito Pedro Correia, do Al-Sadd, está nas opções do Catar, ao serviço do qual foi sempre titular no inédito cetro continental festejado há cinco anos e na estreia daquele país em Mundiais.

Os dois primeiros colocados das seis poules e os quatro melhores terceiros rumam aos oitavos da 18.ª edição da Taça Asiática, que decorre entre sexta-feira e 10 de fevereiro, após ter sido deslocada da China, devido à pandemia de covid-19, e adiada para 2024.