CAN: Super Williams defendeu quatro penáltis e Cabo Verde caiu perante África do Sul (0-0, 1-2 gp)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

CAN: Super Williams defendeu quatro penáltis e Cabo Verde caiu perante África do Sul (0-0, 1-2 gp)

Duelo intenso entre tubarões azuis e Bafana Bafana
Duelo intenso entre tubarões azuis e Bafana BafanaSAFA
Depois de um nulo que persistiu durante os 120 minutos, os Bafana Bafana superaram-se aos tubarões azuis no desempate por penáltis. O guarda-redes Ronwen Williams foi o grande herói ao defender quatro penáltis.

Cabo Verde 0-0 África do Sul (1-2 após penáltis)

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Depois de derrotar o favorito e melhor classificado do continente africano, Marrocos, Hugo Broos parece estar a encontrar os mesmos ingredientes que o levaram a conquistar o troféu com os Camarões em 2019. O resultado foi um jogo sem sofrer golos, uma equipa titular inalterada e um remate de longa distância de Teboho Mokoena. Depois de mostrar ao mundo as suas habilidades através de uma cobrança de falta na última partida, Mokoena voltou a testar a segurança de Vozinha com o único remate à baliza.

As duas equipas jogaram a primeira parte com maior ênfase em não perder do que em agarrar o jogo com unhas e dentes. Por isso, foi bom ver que a mudança de tática levou a um jogo mais aberto, com Garry Rodrigues finalmente invadindo a linha de defesa dos Bafana Bafana pela esquerda. O jogador, que estava à frente da baliza de Williams, tentou rematar para o fundo da baliza, mas acabou por falhar o remate e este caiu nos braços do guarda-redes.

A decisão do técnico cabo-verdiano Bubista de retirar o melhor marcador de todos os tempos e capitão Ryan Mendes a 25 minutos do fim parecia estranha, mas quando o sempre perigoso Rodrigues entrou em campo momentos depois, parecia que os Tubarões Azuis iriam se contentar com penáltis muito longe. Mesmo assim, Cabo Verde continuou a atacar e, já nos descontos, Gilson recebeu uma bola na área, mas foi travado pela ponta dos dedos de Williams, que mandou a bola para a trave.

A noite invulgarmente tranquila de Vozinha estava prestes a tornar-se ainda mais agitada quando a África do Sul começou a ganhar vida no prolongamento. Primeiro, o guarda-redes cabo-verdiano se espalhou bem para impedir o remate de Mihlali Mayambela à queima-roupa após uma derrubada de Evidence Makgopa. A seguir, foi a vez de Makgopa, que fez tudo certo ao cabecear firme para o chão, mas mais uma vez Vozinha estava à altura.

No final, o plano de Bubista concretizou-se, com um confronto com a Nigéria nas meias-finais a ser determinado a partir da marca do penálti. Bebé foi o primeiro a marcar, permitindo que Williams se tornasse o primeiro guarda-redes a defender um penálti na edição deste ano da CAN. Ele então defendeu os dois penáltis seguintes, antes de defender a quinta cobrança crucial de Cabo Verde, selando a dramática classificação da África do Sul para as meias-finais.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore