O campeão da Premier League, Manchester City, chega como favorito ao jogo, na tentativa de garantir o segundo troféu do tão desejado triplete (Premier League, Taça de Inglaterra e Liga dos Campeões) - um feito que só o adversário e arquirrival Manchester United conseguiu na história do futebol inglês!
Enquanto os comandados de Pep Guardiola marcam presença na primeira final da FA Cup em quatro anos, marcando 17 golos sem resposta nas rondas anteriores, o espanhol pediu ao plantel para se "desligar" durante a preparação para um duelo tão importante, na esperança de que se passam concentrar após dois jogos consecutivos sem vencer (um empate e uma derrota).

O City tem uma taxa de 100% vitórias em finais nacionais sob o comando de Guardiola, então estará certamente confiante em dar mais um grande passo na procura pela imortalidade.
O Manchester United adoraria impedir que o rival citadino igualasse os seus feitos, mas, além do direito de se gabar, um triunfo garantiria o segundo troféu da temporada, depois de já ter levantado a Taça da Liga.
Os Red Devils nunca conquistaram as duas taças nacionais na mesma época, mas vão a Wembley com o ânimo em alta, depois de uma série de quatro vitórias consecutivas que garantiu um final entre os três primeiros no campeonato, pela terceira vez em quatro épocas.
O treinador Erik ten Hag alimentou o fogo com um discurso inflamatório após a vitória sobre o Fulham por 2-1 na última jornada, mas o neerlandês insistiu que esta final "não é sobre parar o Manchester City, é sobre ganhar a Taça da Inglaterra".
Só o Arsenal (14) ganhou mais vezes do que o United (12), mas só o conseguiu fazer por uma vez nos últimos 19 anos.
A ter em conta
Erling Haaland é o trunfo ofensivo do City, marcou três dos 52 golos na época durante a vitória por 6-3 quando receberam os Red Devils no Etihad. Com a expetativa de que o United tenha a posse de bola por longos períodos, o médio Fred pode manter o seu lugar depois de ter feito uma assistência para golo na última vitória do United sobre o Fulham.
Estatística
Apenas um dos últimos 15 confrontos diretos terminou empatado após os 90 minutos (City venceu 8 e perdeu 6).
