Guardiola: "Estamos numa posição em que provavelmente nunca mais voltaremos a estar"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Guardiola: "Estamos numa posição em que provavelmente nunca mais voltaremos a estar"
O treinador espanhol do Manchester City, Pep Guardiola, festeja no relvado após a final da Taça de Inglaterra
O treinador espanhol do Manchester City, Pep Guardiola, festeja no relvado após a final da Taça de Inglaterra
AFP
Pep Guardiola diz que o Manchester City tem "mais um passo a dar" depois de se ter aproximado de um triplete histórico ao vencer o Manchester United por 2-1 na final da Taça de Inglaterra, este sábado.

O capitão do City, Ilkay Gundogan, foi o herói dos Citizens, ao marcar dois golos, incluindo o mais rápido de sempre numa final da Taça de Inglaterra, ao fim de apenas 13 segundos.

Os homens de Guardiola já conquistaram o terceiro título consecutivo da Premier League e podem igualar o triplete do Manchester United de 1999 se vencerem o Inter de Milão na final da Liga dos Campeões da próxima semana em Istambul.

Mas o antigo treinador do Barcelona e do Bayern de Munique avisou que a equipa tem de conquistar a Europa pela primeira vez para ser considerada uma das maiores equipas de todos os tempos.

Ilkay Gundogan, médio alemão do Manchester City, remata para o primeiro golo do jogo
AFP

"Os jogadores sabem o que nos espera" , disse Guardiola. "Depois de cada abraço, todos diziam: 'falta mais um passo'. Estamos numa posição em que provavelmente nunca mais voltaremos a estar.Toda a gente sabe que tivemos épocas incríveis, mas precisamos de ganhar a Liga dos Campeões para sermos reconhecidos da forma como a equipa merece ser reconhecida", vincou.

O segundo triunfo na Taça de Inglaterra elevou para 11 o total de troféus conquistados por Guardiola em sete épocas em Manchester.

Mas a Liga dos Campeões tem sido difícil de conquistar para o City, apesar dos milhares de milhões investidos desde que uma aquisição apoiada pelo Abu Dhabi mudou a sorte do clube há 15 anos.

Adeptos do Man City festejam o 150º golo da época
AFP

"É um privilégio, estamos a um jogo de distância", acrescentou Guardiola, cuja equipa é a grande favorita para vencer o Inter em Istambul.

"Mais do que a conquista do triplete, é a oportunidade de ganhar a Liga dos Campeões. Para mim é notável chegar a duas finais da Liga dos Campeões e a uma meia-final (em três anos), mas no final temos de a ganhar".

bis de Gundogan pode ser um presente de despedida, já que o alemão acaba o contrato no final da temporada. O jogador de 32 anos tem sido fortemente ligado ao Barcelona, mas Guardiola continua esperançoso em convencer o capitão e vizinho a ficar.

"Ele sabe o que eu penso (sobre ele). Não há dúvidas", disse Guardiola.

"Somos vizinhos, moramos no mesmo andar há muitos anos, é um grande amigo meu, mas esperamos terminar bem. O (diretor desportivo do City) Txiki (Begiristain) está a trabalhar nisso. A época que teve é excepcional", apontou.

Gundogan disse que o plantel do City está determinado a não deixar escapar uma oportunidade de ouro no próximo fim de semana.

"Ganhar este troféu novamente e fazer a dobradinha é incrível para nós", disse Gundogan após o jogo.

"Agora temos de descansar, recuperar e estar totalmente preparados para a final da Liga dos Campeões no próximo fim de semana. Temos a oportunidade de fazer algo especial e ganhar o triplete e não queremos deixar escapar esta oportunidade. Posso prometer aos nossos adeptos que faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para vencer em Istambul", finalizou.