O Chelsea garantiu um lugar na final da Taça da Liga na terça-feira, e os Blues vão tentar progredir noutra competição a eliminar quando defrontarem o Aston Villa na quarta ronda da Taça de Inglaterra em Stamford Bridge, esta sexta-feira.
O Aston Villa está a apenas cinco pontos do líder da Premier League, o Liverpool, tendo o clube de Birmingham sofrido uma reviravolta desde que o treinador espanhol Emery chegou do Villarreal, em 2022.
"Penso que Unai Emery é um dos melhores treinadores do mundo e está a criar uma organização muito boa no Aston Villa", disse Pochettino, em conferência de imprensa esta quinta-feira.
"Eles têm jogadores muito bons, jogadores fantásticos. É claro o projeto do Aston Villa e é por isso que estão a ter um bom desempenho e a ganhar jogos", afirmou o técnico do Chelsea.
"Não me surpreende (que estejam entre os quatro primeiros), estou muito feliz por ele e por todas as pessoas envolvidas neste projeto. Sente-se que é uma equipa muito sólida, com ideias claras. É um grupo de jogadores muito bom", acrescentou o argentino.

O golo de Ollie Watkins na segunda parte foi tudo o que separou as duas equipas durante a vitória de 1-0 do Aston Villa sobre os Blues, reduzidos a 10 jogadores, em Stamford Bridge, em setembro.
Mas Pochettino foi inflexível ao afirmar que o Chelsea teria vencido o jogo se não fosse o cartão vermelho de Malo Gusto aos 58 minutos, por uma falta sobre Lucas Digne, e sentiu que a sua equipa perdeu a confiança após a derrota.
"Para ser honesto, este era o tipo de jogo que devíamos ganhar", disse Pochettino.
"Tivemos oportunidades para marcar antes de Gusto ser expulso na segunda parte e tivemos um desempenho muito bom. Toda a confiança foi para eles e nós perdemos toda a confiança para estarmos na posição em que eles estão agora. Acho que foi um jogo equilibrado, mas eles foram certeiros na segunda parte. Merecíamos mais, mas o mérito é todo deles pelo que estão a fazer", explicou o treinador.
"Não podemos jogar com 10 homens contra uma equipa como o Aston Villa, porque eles podem castigar-nos", avisou.
A goleada do Chelsea por 6-1 na segunda mão das meias-finais da Taça da Liga, com o Middlesbrough, levou-os a uma final em Wembley, contra o Liverpool, a 25 de fevereiro.
Os Blues perderam as finais da Taça de Inglaterra e da Taça da Liga de 2022 para o Liverpool e estão agora a tentar conquistar o seu primeiro troféu desde a conquista do Mundial de Clubes desse ano.
Pochettino, reconhecendo o "enorme desafio" colocado pelo Liverpool de Jurgen Klopp, em grande forma, disse: "Vamos defrontar uma equipa muito sólida e consistente. Será um adversário difícil e um enorme desafio para nós. A final tem todos os ingredientes para ser um grande desafio e será bom defrontar o Liverpool. Vai ser difícil, mas será uma grande final".