Taça de Inglaterra: United (1-0), Liverpool (3-0), Wolves (1-0) e Chelsea (3-2) seguem em frente

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Taça de Inglaterra: United (1-0), Liverpool (3-0), Wolves (1-0) e Chelsea (3-2) seguem em frente
Atualizado
Casemiro selou apuramento
Casemiro selou apuramentoAFP
Um golo de Gallagher, aos 90 minutos, garantiu o triunfo cinzento do Chelsea sobre o Leeds United por 3-2 nos oitavos de final da Taça de Inglaterra. Pouco depois, o Liverpool bateu o Southampton por 3-0, o Manchester United garantiu a passagem no terreno do Nottingham Forest, de Nuno Espírito Santo, graças a um golo de Casemiro em cima do apito final, enquanto o Wolves bateu o Brighton pela margem mínima. Nos quartos de final, há duelo de gigantes entre United e Liverpool.

Liverpool 3-0 Southampton

A atravessar uma crise de lesões, o Liverpool teve de confiar nos miúdos e saiu bem recompensado da da sua aposta na receção ao Southampton, do Championship, à semelhança do que fez no domingo, quando venceu o Chelsea na final da Taça da Liga (1-0, após prolongamento). 

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

Depois de um golo anulado, uma bola no poste e duas boas defesas de Kelleher nos primeiros 10 minutos, os Saints colocaram Anfield em sentido e controlaram muito bem o perigo durante a primeira parte. Só aos 42 minutos é que o guarda-redes Joe Lumley teve algum trabalho, mas dois minutos depois, surgiu o golo inaugural através de Lewis Koumas. O miúdo de 18 anos assinalou a sua estreia com um golo e alguma sorte.

O Southampton regressou dos balneários confiante, voltando a ameaçar a baliza anfitriã com Edozie e Joe Aribo, valendo Kelleher e a pontaria desafinada do último. No entanto, aos 74 minutos, uma perda de bola deixou a bola nos pés de Harvey Elliot, o extremo isolou Jayden Danns que, de primeira, picou por cima do guarda-redes e fez o 2-0. 

À semelhança do colega, esta também foi a estreia a marcar do jovem de 18 anos, mas não ficaria por aqui... Aos 88 minutos, o mesmo Danns apareceu no sítio certo para empurrar a recarga a um remate de Conor Bradley. 

Nottingham Forest 0-1 Manchester United

Bruno Fernandes e Diogo Dalot foram titulares na visita dos Red Devils ao terreno da equipa de Nuno Espírito Santo, que contou com Rodrigo Ribeiro no banco de suplentes. A novidade foi mesmo a presença de Amrabat... a lateral esquerdo.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

O duelo começou logo com uma grande oportunidade de Anthony, que acertou na trave após passe de Bruno Fernandes, e com um cabeceamento de McTominay muito bem defendido por Matt Turner, um duelo que se foi repetindo com vantagem para o guardião norte-americano. 

Os Shaky Trees ameaçaram a espaços com chegadas promissoras a zonas de finalização, mas a pontaria estava bem desafinada. Ainda assim, Onana teve algum trabalho na segunda parte para travar os remates de Origi e Awoniyi, sendo claro que o objetivo passava por explorar o flanco direito. 

Rashfrod ainda ficou a pedir uma grande penalidade, com alguma razão, que não foi atendida por Michael Oliver. Quando já cheirava a empate, em cima dos 90 minutos, um livre lateral batido por Bruno Fernandes encontrou o desvio subtil de Casemiro ao primeiro poste para o único golo do encontro, que ainda foi avaliado pelo VAR.

Wolves 1-0 Brighton 

A armada lusa do Wolverhampton alinhou com apenas dois portugueses no onze - José Sá e Toti Gomes - na receção a um sempre perigoso Brighton

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

O encontro começou de feição para os lobos que aproveitaram uma má saída de Jason Steele a um cruzamento para fazer o único golo da partida, logo aos dois minutos, pleno de oportunismo de Mario Lemina. O médio foi feliz e empurrou para o fundo das redes, depois de uma bela jogada de Bellegarde.

Pedro Neto ainda foi a jogo no segundo tempo, mas a vantagem mínima manteve-se até ao apito final. Na próxima ronda, a turma de Gary O'Neil vai defrontar o Coventry, do segundo escalão.

Chelsea 3-2 Leeds

A Taça de Inglaterra é a tábua de salvação para Pochettino e os Blues numa temporada muito aquém do esperado, face à derrota na final da Taça da Liga, no domingo, com o Liverpool (0-1, após prolongamento). A receção ao Leeds, do segundo escalão, parecia surgir no momento ideal para lamber as feridas.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

No entanto, a pressão é de tal forma palpável que a bola queimou nos pés da defesa e uma desatenção entre Disasi e Caicedo permitiu a Mateo Joseph inaugurar o marcador, aos oito minutos. Nem a realização contava com esta oferta...

O momento do Chelsea é ainda mais confuso quando se tem em conta a qualidade individual e, por breves lampejos, se consegue ver o trabalho do treinador argentino em andamento. Os anfitriões precisaram de cerca de cinco minutos para empatar, numa boa jogada coletiva finalizada por Nico Jackson

O empate foi um tónico para a reviravolta surgir antes do intervalo, novamente com a fluídez que caracteriza as equipas de Pochettino. Madueke virou o flanco, Malo Gusto lançou Sterling na linha de fundo, o inglês cruzou e Mudryk encostou para o empate. 

Depois de crescer e estabilizar, o descanso não ajudou à causa dos londrinos, até porque Mateo Joseph estava em noite inspirada. Aos 58 minutos, um belo cruzamento de Jaidon Anthony encontrou o jovem avançado de 20 anos ao segundo poste, que cabeceou para fora do alcance de Robert Sanchéz. Ainda não tinha marcado esta época pela equipa principal e, esta noite, bisou em casa de um gigante inglês.

O treinador dos blues foi ao banco buscar os habituais titulares, mas o ímpeto continuou do lado do Leeds. Ainda assim, a qualidade individual acabou por fazer a diferença, nomeadamente de Enzo Fernández, que numa incursão pelo centro do terreno deixou adversários para trás e serviu Gallagher, cujo remate desviado no defesa traiu o guarda-redes Meslier, aos 90 minutos.

Na próxima ronda, o Chelsea encontra mais uma equipa do Championship, neste caso o líder do campeonato, Leicester City.