Mais

Ernesto Valverde: "O Atlético é a melhor equipa da Europa em casa"

Ernesto Valverde lançou duelo da primeira mão da Taça do Rei
Ernesto Valverde lançou duelo da primeira mão da Taça do ReiProfimedia
Ernesto Valverde, treinador do Athletic Bilbao, antecipou a primeira mão da final da Taça do Rei contra o Atlético de Madrid, que considera ser "a melhor equipa da Europa em casa".

A motivação é enorme, a apenas dois jogos de poder voltar à final da Taça do Rei, mas é proporcional à dificuldade de ultrapassar o adversário, que vem cheio de moral depois de um empate no último minuto no dérbi do Bernabéu.

Para Valverde, há também o facto de os Colchoneros parecerem invencíveis no seu próprio território. "Estamos a jogar contra a melhor equipa da Europa em casa. Têm um registo de campeão e sabemos o que nos espera. Eles têm um potencial enorme em casa".

Uma das virtudes da equipa de Cholo Simeone é precisamente a intensidade, um ponto em comum com o Athletic. "Nós jogamos com muita velocidade e eles são uma equipa física que percorre muitos quilómetros e nunca perde a compostura. Têm força suficiente para nos castigar em ações específicas e são muito sólidos defensivamente. Os jogos são difíceis contra eles".

No último encontro, no entanto, as coisas correram bem para a equipa de Bilbau, embora tenha sido disputado em San Mamés, em dezembro."Estivemos muito bem, mas o jogo de quarta-feira é diferente, numa competição especial e num palco diferente. Algumas questões podem ajudar-nos, mas não será uma referência. Somos duas equipas à beira de uma final e isso acrescenta uma tensão especial ao jogo. Não penso, nem espero, o mesmo jogo que fizemos em La Catedral".

O que Valverde quer é ver os seus jogadores a darem o máximo, sem medo. "Quando a época começa, queremos jogar jogos como este. A situação não nos deve afetar. Somos jogadores de futebol para jogar jogos como este. Não podemos ser indiferentes. Temos experiência, já jogámos jogos deste calibre. É uma partida que atrai todos".

Nico Williams em dúvida

Valverde ainda não sabe se vai poder contar com o internacional espanhol. "Ontem (segunda-feira) não treinou e não sei como estará hoje (terça-feira), temos de treinar e ver como está, se pode jogar, se vale a pena jogar, depende do risco que podemos correr".