Sem dúvida, a rivalidade mais recente entre os dois Atléticos remonta à final da Liga Europa de 2012. O Athletic disputava o jogo mais importante de uma competição europeia pela segunda vez na sua história, depois da Taça UEFA de 1977, então disputada a duas mãos, quando a equipa de Bilbau perdeu com a Juventus.
O Atlético de Madrid, por seu turno, voltou a disputar uma final da Liga Europa dois anos depois de ter vencido a primeira edição da competição sob o comando do atual treinador do Sevilha, Quique Flores. Em Hamburgo, derrotou o Fulham por 2-1, com dois golos de Forlán.
Para chegar à Roménia em 2012, a equipa de Madrid deixou para trás a Lazio, o Besiktas, o Hannover e o Valência. A equipa de Bilbau venceu o Lokomotiv de Moscovo, o Manchester United, o Schalke 04 e o Sporting.
A final de Falcão
A final de Bucareste não teve cor. O Atlético de Madrid, agora treinado por Simeone, foi claramente superior e venceu por 3-0, com dois golos de Radamel Falcao e outro de Diego. O Athletic, treinado por Bielsa, também chegou à final da Taça do Rei nesse ano.
Desde então, a rivalidade com Simeone em Bilbau não parou de crescer. Desde a famosa pisadela a Julen Guerrero, nos seus tempos de jogador, até à recente polémica por chamar "Bilbao" ao clube da cidade.