Young lidera por três pancadas e McIlroy fica para trás no Dubai Desert Classic

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Young lidera por três pancadas e McIlroy fica para trás no Dubai Desert Classic

O golfista americano Cameron Young lidera a meio da segunda volta do Dubai Desert Classic
O golfista americano Cameron Young lidera a meio da segunda volta do Dubai Desert ClassicAFP
O golfista norte-americano Cameron Young colocou-se na luta pelo seu primeiro título num circuito de elite, abrindo uma vantagem de três pancadas a meio do Dubai Desert Classic de 9 milhões de dólares, esta sexta-feira, enquanto o atual campeão Rory McIlroy ficou no 24.º lugar.

O jogador de 26 anos da Florida fez um brilhante 8 abaixo do par 64 para atingir 13 abaixo do par no torneio, apesar de ter feito um bogey no nono buraco.

O que parecia ser uma segunda pancada perfeita, aterrou no green do buraco mais difícil do campo de golfe, mas voltou a cair na água.

O polaco Adrian Meronk, vencedor de três títulos na época passada, fez uma volta de 66 abaixo do par e juntou-se ao inglês Andy Sullivan (67) em segundo lugar, com 10 abaixo do par.

O número dois mundial McIlroy, três vezes vencedor do torneio, está a 10 pancadas de Young.

O irlandês do norte fez uma ronda de 70, incluindo cinco birdies, mas perdeu pancadas com três bogeys no oitavo, nono e 11.º buracos, e está a três abaixo do par.

Rory McIlroy, da Irlanda do Norte, joga uma pancada de bunker no 3º buraco, na segunda volta do Dubai Desert Classic
Rory McIlroy, da Irlanda do Norte, joga uma pancada de bunker no 3º buraco, na segunda volta do Dubai Desert ClassicAFP

Apesar de ter ficado em segundo lugar no Open Britânico de St Andrews em 2022 e de ter ficado empatado em terceiro no PGA Championship desse ano, Young ainda não conseguiu atingir o mais alto nível.

"Isso pesou sobre mim por um tempo e, neste momento, eu honestamente não me importo", disse o número 25 do mundo.

"Bem, eu importo-me, mas não é algo que defina o meu desempenho e a minha forma de jogar. Seria ótimo se ganhasse. Estou a jogar golfe suficientemente bem para ganhar um torneio e para ganhar um Major. Tenho a certeza que isso vai mudar a dada altura. Estou apenas feliz pelo meu jogo", acrescentou.

"Putted fantástico"

Esta sexta-feira, começou no tee do 10.º buraco e fez cinco birdies antes da viragem e acrescentou mais quatro nos nove primeiros, mais difíceis.

"Fiz um putter fantástico. Fiz um par de longas ontem e depois fiz mais algumas hoje que não tinham o direito de entrar", disse o americano.

"É um daqueles dias em que temos um par de 30 pés e olhamos para cima e eles vão mesmo para o meio, o que não acontece muitas vezes", acrescentou.

Os gémeos dinamarqueses Hojgaard - Rasmus (70) e Nicolai (69) - ficaram empatados em quarto lugar, juntamente com o escocês Richie Ramsay (68), três pancadas mais atrás, com 7 abaixo do par.

Luke Donald, o capitão europeu da Ryder Cup, fez um hole-in-one no par 3 do quarto buraco, batendo com um ferro oito a 183 jardas.

Foi o terceiro ás do antigo número um do mundo em jogo competitivo, que fez uma volta de 71 pelo segundo dia consecutivo.

Agora residente no Dubai, Meronk apanhou três pancadas em cada lado do campo de golfe e geriu muito bem as condições mais difíceis da tarde.

"Estava complicado lá fora. O campo ficou cada vez mais firme e os greens estavam rápidos. Joguei muito bem do tee ao green e fiz muitos putts bons", disse o número 50 do mundo, Meronk.

"A experiência dá-nos um pouco mais de confiança por já o termos feito antes, por isso podemos fazê-lo novamente. A chave é manter o plano de jogo, confiar nas tacadas e estar totalmente empenhado", acrescentou.

Sullivan fez cinco birdies nos seus primeiros oito buracos e parecia imparável numa determinada altura. No entanto, arrefeceu com apenas um birdie e um bogey nos seus últimos 10 buracos.

"Pensei que nunca ficaria desiludido se estivesse sentado a dez abaixo depois de duas voltas, mas depois daquele início de hoje, fiz três pars nos três par-5 nos últimos nove buracos", disse o inglês, que terminou em segundo lugar aqui em 2016.

O cut a meio da volta caiu para 144 pares e 74 jogadores chegaram ao fim de semana.