Mais

Governo do Equador emite comunicado e garante final da Taça Libertadores

Governo do Equador emite comunicado e garante final da Taça Libertadores
Governo do Equador emite comunicado e garante final da Taça LibertadoresMarcelo Cortes/Flamengo
A final da Taça Libertadores, entre Flamengo e Athletico Paranaense, está marcada para o próximo sábado, no Estádio Monumental de Guayaquil, no Equador. No entanto, uma possível erupção do vulcão Cotopaxi, perto da região de Quito, levantou preocupaçõoes a clubes, adeptos e à própria Conmebol. Esta quarta-feira, porém, o Governo do Equador tranquilizou todos os envolvidos.

Segundo o Serviço Nacional de Gestão de Riscos, o alerta amarelo emitido para o vulcão Cotopaxi serve, essencialmente, de medida preventiva. O risco, explica o serviço, é mínimo e não impede a realização de qualquer evento, nomeadamente a final da Taça Libertadores, entre Flamengo e Athletico Paranaense

Segundo o comunicado emitido, "o alerta amarelo foi emitido com o objetivo de reforçar a preparação da população, instituições e autoridades nacionais e locais, a par do reforço dos planos de contingência existentes, dos simulacros e da continuidade dos processos de preparação da população. O nível de Alerta Amarelo implica que todos os planos de contingência nos níveis cantonal, provincial e nacional sejam atualizados, a fim de reduzir e mitigar os riscos, isso se aplica às províncias e cantões de Cotopaxi, Pichincha e Napo que estão na área de influência do vulcão."

Atualmente, são quatro vulcões no Equador em alerta amarelo: Cotopaxi, Sangay, Chiles-Cerro Negro e Sierra Negra, e um em alerta laranja: Reventador.

Flamengo e Athletico Paranaense jogam no Estádio Monumental de Guayaquil no próximo sábado, às 21:00. Os rubro-negros podem vencer a terceira Libertadores, enquanto os paranaenses procuram o primeiro título continental.