À entrada para o Catar dir-se-ia, naturalmente, que Heung-min Son seria a grande estrela da Coreia do Sul. Em destaque no Tottenham, o extremo chegou ao Mundial-2022 com uma fratura na zona do olho, mas com a esperança de todos os sul-coreanos nas suas costas, que olhavam para ele na esperança de atingir os oitavos de final pela segunda vez na história.
Contudo, chegados à última jornada do Grupo H do Campeonato do Mundo, os holofotes parecem dividir-se com Gue-sung Cho. Avançado do Jeonbuk Motors, o jovem de 24 anos bisou diante do Gana (2-3) e tornou-se numa estrela dentro e fora do relvado.
Com uma estatura elevada (1,88 metros) para a média sul-coreana (1,72 metros), Gue-sung começou a carreira como médio no futebol universitário, mas acabou por dar um passo em frente e tornou-se num avançado prolífico que tem no jogo de cabeça a principal especialidade. Profissional desde 2019, quando assinou pelo Anyang, mudou-se para o Jeonbuk Motors em 2020, sendo que só nesta época gozou da plena afirmação na equipa mais titulada no país (oito golos em 11 jogos). Um sucesso que se seguiu a um período complicado em plena pandemia de COVID-19. Sozinho na academia do clube, encontrou nos livros, no Youtube e... nas redes sociais uma saída para limpar à cabeça.
Em pouco mais de seis meses tornou-se numa sensação do instagram onde já garantiu mais de 1,6 milhões de seguidores, em muito graças ao aspecto físico que tem feito sucesso entre as internautas. O número que tem vindo a aumentar com o sucesso alcançado no Catar, que viu a conta crescer em milhares com os dois tentos apontados ao Gana que elevou para seis o número de golos nas 18 internacionalizações pela Coreia do Sul.
“Honestamente, acho que consegui muita coisa, muito depressa. Aconteceu tudo num espaço de um ano só. Traz alguma pressão, o reconhecer que tenho de melhorar todos os dias”, admitiu ao Korea JoogAng Daily.
Esta sexta-feira vai ter pela frente outra referência do Instagram: Cristiano Ronaldo, a primeira pessoa a chegar aos 500 milhões de utilizadores e que também se apresenta como o goleador de Portugal. Será assim um duelo entre avançados que estão a brilhar dentro de campo e fora dele.

