Holger Rune e Mads Pedersen na disputa pelo prémio de atleta dinamarquês do ano

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Holger Rune e Mads Pedersen na disputa pelo prémio de atleta dinamarquês do ano

Holger Rune e Mads Pedersen irão competir com Viktor Axelsen e Jonas Vingegaard pelo título de Nome do Ano no Desporto.
Holger Rune e Mads Pedersen irão competir com Viktor Axelsen e Jonas Vingegaard pelo título de Nome do Ano no Desporto.Profimedia & ASO/Charly Lopez
O ciclista Mads Pedersen tem uma oportunidade de conquistar o prémio de atleta dinamarquês pela segunda vez na carreira. Juntamente com o tenista Holger Rune, entre outros, faz parte da lista de nomeados para o prémio.

A Confederação Dinamarquesa dos Desportos (DIF) divulgou os nomeados num comunicado de imprensa. No total, foram nomeados 15 atletas para melhor de 2023, depois de a DIF ter anunciado os cinco finalistas na quarta-feira.

Mads Pedersen está na lista depois de um ano em que venceu uma etapa na Volta à França, uma etapa no Giro d'Italia e terminou em quarto lugar no Campeonato do Mundo. Em 2019, foi ele o galardoado. Holger Rune recebeu uma nomeação depois de ter chegado aos quartos de final de Wimbledon e do Open de França e de se ter qualificado para o ATP Finals para terminar a época.

Os dois vão competir com o golfista Nicolai Højgaard, a velejadora Anne-Marie Rindom e a equipa de duplas masculinas de badminton de Kim Astrup e Anders Skaarup.

Nicolai Højgaard venceu o DP World Tour Championship no Dubai este mês. Anne-Marie Rindom terminou com o bronze no Campeonato do Mundo deste verão, enquanto Astrup e Skaarup ganharam a prata no Campeonato do Mundo e venceram uma série de torneios.

"Os últimos cinco nomes completam uma lista muito, muito impressionante de 15 nomeados para o maior prémio desportivo da Dinamarca. Os atletas vêm de muitos desportos diferentes, e esta amplitude testemunha o trabalho de classe mundial de muitas federações", afirma o presidente da Team Denmark, Lars Krarup, no anúncio.

Na semana passada, foram anunciados os primeiros 10nomeados - o jogador de badminton Viktor Axelsen, a ciclista Cecilie Uttrup Ludwig, a cavaleira de dressage Nanna Merrald, a equipa de ciclismo de pista de quatro quilómetros e o triatleta Magnus Ditlev, os ciclistas Jonas Vingegaard e Amalie Dideriksen, a canoísta Emma Aastrand Jørgensen, o para-nadador Alexander Hillhouse e a equipa nacional masculina de andebol.

Nas próximas semanas, a lista será reduzida a três candidatos antes de um comité de avaliação selecionar o vencedor final.

O comité de avaliação é composto por nove pessoas, incluindo o Príncipe Herdeiro Frederik, o Ministro da Cultura Jakob Engel-Schmidt (M) e os membros do Hall of Fame Michael Laudrup e Camilla Martin.

O galardoado pode também esperar receber 75 000 coroas dinamarquesas na sua conta, que equivale a cerca de 10 mil euros. O vencedor será revelado em Herning, a 6 de janeiro.