Iga Świątek eleita desportista do ano na Polónia

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Iga Świątek eleita desportista do ano na Polónia

Iga Świątek, a melhor desportista da Polónia, durante a Gala dos Campeões do Desporto
Iga Świątek, a melhor desportista da Polónia, durante a Gala dos Campeões do DesportoProfimedia
O mais longo e prestigiado plebiscito desportivo da Polónia não podia ter outro vencedor. Iga Świątek - apesar da sua tenra idade - já entrou no Corredor da Fama do ténis mundial, encanta e inspira milhões de pessoas e prepara-se atualmente tentar ganhar a primeira United Cup da Polónia.

A Gala dos Campeões do Desporto da 89.ª edição do Przegląd Sportowy, realizada no sábado, seleccionou os atletas mais populares da Polónia, escolhidos pelos votos de atletas e fãs - um total de cerca de 800 000. Reconhecidos pelos seus feitos, mas também pela sua popularidade, os campeões das suas modalidades tiveram de reconhecer a superioridade de uma das maiores estrelas do momento.

Em resumo: o 89.º plebiscito foi ganho por Iga Swiatek, que foi de longe a melhor tenista do mundo em 2023. Venceu 68 jogos, seis torneios e, embora a posição de número um do mundo lhe tenha escapado durante algum tempo, regressou em grande estilo, dominando absolutamente as WTA Finals.

Lista completa dos 10 primeiros da sondagem

1º Iga Swiatek (ténis)

2º Bartosz Zmarzlik (speedway)

3. Aleksander Sliwka (voleibol)

4. Natalia Kaczmarek (atletismo)

5. Piotr Żyła (saltos de esqui)

6. Wojciech Nowicki (lançamento do martelo)

7. Hubert Hurkacz (ténis)

8. Martyna Klatt, Helena Wisniewska (canoagem)

9. Renata Knapik-Miazga, Martyna Swatowska-Wenglarczyk, Magdalena Pawłowska e Ewa Trzebińska (esgrima)

10º Adrian Meronk (golfe)

Quem ficou de fora dos dez primeiros?

Antes de a gala começar a sério, as redes sociais aqueceram com a notícia de que Robert Lewandowski não entrou no top 10. Por um lado, um ano desastroso para toda a seleção polaca e um outono que não foi o melhor para o Barcelona, mas, por outro lado, continuamos a falar do melhor avançado do futebol europeu, melhor marcador de Espanha e campeão no ano passado.

A mais conhecida futebolista polaca, Ewa Pajor, não figurava de todo entre as nomeadas, apesar de ter sido a melhor marcadora da Liga dos Campeões Feminina e de ter sido vice-campeã alemã e vencedora da Taça da Alemanha. Por isso, vale a pena lembrar que não são apenas as conquistas desportivas, mas também a popularidade que conta no plebiscito.

Entre os nomes que não figuram no top ten contam-se a segunda melhor tenista polaca, Magda Linette, o melhor saltador de esqui e quarto classificado na Taça do Mundo do ano passado, Dawid Kubacki, uma das melhores jogadoras de voleibol da Polónia, Magdalena Stysiak, o melhor jogador de basquetebol, Mateusz Ponitka, e a velocista Ewa Swoboda.