Iúri Leitão veste amarela da Volta ao Alentejo após terceira etapa ganha por Babor

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Iúri Leitão veste amarela da Volta ao Alentejo após terceira etapa ganha por Babor
Uruguaio Thomas Silva está empatado com Leitão no topo
Uruguaio Thomas Silva está empatado com Leitão no topoVolta ao Alentejo
A consistência de Iúri Leitão (Caja Rural) valeu-lhe esta sexta-feira a subida à liderança da Volta ao Alentejo em bicicleta, após a terceira etapa da 41.ª edição, conquistada pelo seu companheiro de equipa checo Daniel Babor.

Apesar de ter sido Babor o primeiro a cortar a meta em Reguengos de Monsaraz, após 168,4 quilómetros desde Mourão, foi o português a assumir a liderança da geral, após ter sido segundo na tirada, com as mesmas 04:09.16 horas do seu colega.

Atrás do campeão mundial de omnium chegou o norte-americano Cade Bickmore (Echelon Racing), com o vencedor da véspera, o venezuelano Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a ser o melhor dos representantes das equipas nacionais, no sexto lugar.

Graças às bonificações, Leitão, que já tinha sido segundo na primeira etapa e quarto na segunda, subiu à liderança da Alentejana por troca com o seu companheiro uruguaio Thomas Silva, com o qual está empatado em tempo.

A nova demonstração de forças da Caja Rural, concretizada esta sexta-feira por Babor, um velho conhecido do pelotão português – venceu a quarta etapa da última Volta a Portugal e levou para casa a camisola verde -, foi antecedida de 168,4 quilómetros animados por uma fuga, formada ao quilómetro 18.

Laurent Gervais (Echelon Racing), José Dias (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), Gonzalo Ariño (Illes Baleares Arabay), Adam Kus (Lubelskie Perla Polski) e Mark Kryuchkov (Óbidos Cycling Team) rapidamente ganharam mais de três minutos ao pelotão, mas seriam alcançados a 30 quilómetros do final.

Apesar de ainda faltar muito para a meta, ninguém voltou a tentar distanciar-se, com a decisão da etapa a fazer-se ao sprint. Depois de vencer no primeiro dia com Thomas Silva, a Caja Rural, equipa vencedora da geral final das últimas duas edições com Orluis Aular (ausente este ano), voltou a triunfar, agora com Babor, colocando ainda Tomas Bárta no quarto lugar.

A estrear-se na temporada de estrada nesta Alentejana, Iúri Leitão veste agora a amarela, empatado em tempo com Silva, segundo. O norte-americano Scott McGill (Echelon Racing), vencedor da camisola verde da Volta a Portugal de 2022, é terceiro, a oito segundos.

O vianense de 25 anos lidera também a geral por pontos, com Francisco Guerreiro (Kelly-Simoldes-UDO) a ser o primeiro na montanha e João Martins (Rádio Popular-Paredes-Boavista) como melhor jovem.

A etapa rainha da Volta ao Alentejo disputa-se no sábado, com a ligação de 147,7 quilómetros entre Monforte e Castelo de Vide a incluir seis contagens de montanha.