“Olá, o meu nome é Jakub Jankto. Tenho as minhas forças, fraquezas, família, amigos. Tenho uma profissão que tenho vindo a fazer o melhor que posso durante anos, com seriedade, profissionalismo e paixão. Como toda a gente quero viver a minha vida sem medos, sem preconceito, violência, mas com amor. Sou homossexual e não me quero mais esconder”.
Foi com esta mensagem, gravada em vídeo, que Jakub Jankto tornou pública a orientação sexual. O médio de 27 anos do Sparta Praga tornou-se no quarto jogador profissional de futebol no ativo a assumir a homossexualidade, mas, sem dúvida, o mais mediático.
Jankto toma esta decisão numa fase que não é a mais confortável da carreira. Formado no Slavia Praga, regressou esta época ao futebol checo para representar o rival e relançar-se no futebol checo e agora tem este tópico sensível a pairar sobre ele nas boas e más exibições. Um ato de coragem por parte do jogador, que ainda ninguém tinha sido capaz na República Checa, e do clube que saiu de imediato a apoiar o jogador. É esperar que os adeptos sigam a reação do clube e aceitem a mensagem do jogador, pois vai depender deles tornar Jankto numa figura que inspire e ajude a melhorar a vida de vários jovens que ainda lutam contra o preconceito.
Jakub Jankto fez grande parte da carreira em Itália, onde representou Udinese, Ascoli e Sampdoria. Em 2021/22 assinou pelo Getafe e este verão regressou ao campeonato checo, emprestado ao Sparta Praga. Internacional pela República Checa em 45 ocasiões, participou no Euro-2020, tendo atuado nos cinco jogos realizados pela equipa de Jaroslav Silhavy.