Jogos Olímpicos: Organizadores de Paris-2024 vão respeitar COI sobre participação da Rússia

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Jogos Olímpicos: Organizadores de Paris-2024 vão respeitar COI sobre participação da Rússia

Organização explicou que as suas mãos estavam atadas no que toca a quem poderia qualificar-se
Organização explicou que as suas mãos estavam atadas no que toca a quem poderia qualificar-seParis-2024
Os organizadores de Paris-2024 insistiram em respeitar a decisão do Comité Olímpico Internacional (COI) sobre a participação de atletas russos e bielorussos nos Jogos Olímpicos, depois de o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, ter instado o órgão dirigente a proibi-los de participar no evento.

Na semana passada, o COI disse que o Conselho Olímpico da Ásia tinha oferecido aos atletas russos e bielorrussos a oportunidade de competir na Ásia, obrigando a uma reação de protesto de Kiev que apelou à proibição dos atletas russos devido à invasão da Ucrânia.

Zelenskiy disse que permitir que a Rússia competisse nos Jogos de 2024 era o equivalente a mostrar que "o terror é de alguma forma aceitável".

A Bielorrússia permitiu que Moscovo utilizasse o seu território como ponto de paragem naquilo que a Rússia apela de "operação militar especial" na Ucrânia.

O conselheiro presidencial ucraniano Mykhailo Podolyak disse, na segunda-feira, que o COI estava "a promover a violência, assassínios em massa, destruição" e que uma presença russa nos Jogos constituiria uma "plataforma para promover o genocídio".

"Enquanto o conflito continua, Paris-2024 gostaria de expressar a sua total solidariedade com a Ucrânia, o seu povo e os movimentos olímpicos e paraolímpicos ucranianos, que enfrentam uma crise inimaginável", disse a organização à Reuters, numa declaração escrita na quarta-feira, sublinhando que o COI tinha tomado várias medidas contra a Rússia e a Bielorrússia.

"Em resposta a esta situação, o Comité Olímpico Internacional (COI), tomou uma série de sanções desde Fevereiro de 2022, incluindo: Nenhum evento desportivo internacional é organizado ou apoiado por uma Federação Internacional ou por um Comité Olímpico Nacional na Rússia ou Bielorrússia".

"Não são exibidas bandeiras, hinos, cores ou qualquer outra identificação destes países em qualquer evento ou reunião desportiva, incluindo em todos os locais; Nenhum representante do governo ou Estado russo será convidado ou acreditado para qualquer evento ou reunião desportiva internacional".

Segundo Paris-2024, estas sanções "afetam direta ou indiretamente a participação de atletas russos e bielorussos em certos eventos de qualificação para Paris-2024.

A organização explicou que as suas mãos estavam atadas no que toca a quem poderia qualificar-se para os próximos Jogos de Verão.

"Quanto à presença de atletas russos e bielorrussos nos Jogos de Paris-2024, convém recordar que o sistema de qualificação é determinado pelas federações internacionais, pelo COI e pelo IPC (Comité Paraolímpico Internacional)".

"O nosso desejo é que o movimento olímpico, o movimento paraolímpico e os atletas vivam os Jogos de Paris-2024 num espírito de paz, respeitando os valores da fraternidade e da solidariedade".

Os Jogos Olímpicos de Paris-2024 vão realizar-se de 26 de Julho a 11 de Agosto e os Jogos Paraolímpicos de 28 de Agosto a 8 de Setembro.