Linette e Sabalenka vencem e marcam encontro nas meias-finais do Open da Austrália

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Linette e Sabalenka vencem e marcam encontro nas meias-finais do Open da Austrália

Magda Linette assegurou a presença nas meias-finais do Open da Austrália, ronda em que defrontará Aryna Sabalenka
Magda Linette assegurou a presença nas meias-finais do Open da Austrália, ronda em que defrontará Aryna SabalenkaAFP
As tenistas polaca e bielorrusa bateram Karolina Pliskova e Donna Vekic, respetivamente, e vão agora defrontar-se na ronda que decide as finalistas do primeiro "Grand Slam" da temporada.

Magda Linette, número 45 do ranking WTA, surpreendeu Karolina Pliskova, 31.ª colocada, por 6-3 e 7-5.

A polaca até entrou mal no encontro, cedendo o primeiro jogo de serviço, mas respondeu no jogo imediatamente a seguir, reforçando a boa reação com novo break para 4-2, antes de fechar o primeiro parcial.

No segundo, o equilíbrio foi nota de destaque, ainda que com ligeiro ascendente para Linette, que ameaçou por duas vezes conquistar jogos de serviço de Pliskova. Ainda assim, só o conseguiu na reta final do set, mas numa fase decisiva, confirmando o break para 6-5 e fechando logo de seguida a partida. 

"Nunca esquecerei isto. É a primeira vez que ultrapasso coisas realmente difíceis e isto vai ficar comigo durante toda a vida. Estou muito grata e feliz com o apoio que tenho recebido. Muito obrigado", sublinhou Linette, que se tornou a terceira tenista polaca a chegar às meias-finais do Open da Austrália, depois de Agnieszka Radwańska e Iga Swiatek.

Quem avançou também foi Aryna Sabalenka, que deixou para trás Donna Vekic por 6-3 e 6-2

A bielorrussa controlou o duelo e quebrou pela primeira vez o serviço à crota para 3-1 no primeiro parcial. Vekic devolveu a façanha logo no jogo seguinte, mas Sabalenka voltaria à carga com um braek para 5-3 antes de fechar o set inaugural.

No segundo parcial, o domínio foi ainda mais claro, com a número cinco mundial a quebrar os três primeiros jogos de serviço da 64.ª colocada, que pelo meio respondeu por uma vez na mesma moeda.

O caminho, porém, estava traçado e Sabalenka não vacilou, assegurando um lugar entre as quatro últimas tenistas em prova naquela que foi a sua nona vitória consecutiva... sem qualquer set perdido. Um registo imaculado em 2023 para a tenista, que terá pela frente Magda Linette na próxima ronda.