Mais um favorito eliminado: Casper Ruud está fora do Open da Austrália

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais um favorito eliminado: Casper Ruud está fora do Open da Austrália
Jenson Brooksby deixou para trás um dos favoritos à vitória final em Melbourne
Jenson Brooksby deixou para trás um dos favoritos à vitória final em MelbourneAFP
Jenson Brooksby foi o autor de mais uma grande surpresa ao mandar para casa o segundo cabeça-de-série do "major" australiano. Depois de Rafael Nadal, o jovem tenista norueguês é mais uma das grandes figuras a ficar pelo caminho.

Ao contrário de Nadal, que se viu a contas com uma lesão que o condicionou até final do encontro, Casper Ruud simplesmente não conseguiu impor-se durante praticamente toda a partida, cedendo por 6-3, 7-5, 6-7(4) e 6-2 perante o adversário californiano de 22 anos.

A exceção aconteceu no final do terceiro set, altura em que o número três do ranking ATP, que no ano passado alcançou as finais de Roland Garros e do US Open, conseguiu salvar três match points antes de vencer no tiebreak e forçar um quarto parcial.

Mas Brooksby, que está a disputar pela primeira vez o quadro principal em Melbourne, recuperou a compustura e o seu nível de jogo para fechar o encontro e seguir para a terceira ronda, na qual defrontará Tommy Paul.

"Acho que ele jogou muito bem hoje, não cometeu muitos erros. Não senti que eu estivesse a jogar particularmente mal ou estivesse longe do nível que queria, mas ele acabou por ganhar muitas das séries longas de pancadas e teve sempre resposta para os desafios que lhe fui colocando", justificou Ruud

Brooksby e Paul integram o contingente de tenistas norte-americanos já apurados para a terceira ronda do Open da Austrália, faltando ainda disputar alguns duelos da segunda ronda.

"Acho que puxamos uns pelos outros para melhorar, independentemente da situação em que cada um se encontra, e penso que isso se comprova pelos bons resultados que alguns jogadores têm conseguido", apontou Brooksby.

Novak Djokovic, que defronta o qualifier Enzo Couacaud, aponta ao 10.º título no Grand Slam australiano, sabendo que dois dos seus principais adversários já não estão em prova, à semelhança de Carlos Alcaraz, atual número um mundial que não participou no major por lesão.

Sorte diferente para Rublev e Chardy depois de picardia com os árbitros

Andrey Rublev continuou a trilhar o seu caminho com um triunfo por 6-2, 6-4, 6-7(2) e 6-3 sobre o finlandês Emil Ruusuvuori, numa partida que ficou marcada pela discussão do sexto colocado ATP com o árbitro, que alegava que este estava a praguejar em russo.

Agora, Rublev terá pela frente o britânico Daniel Evans, que bateu Jeremy Chardy por 6-4, 6-4 e 6-1, num jogo em que o francês também entrou em discussão com a árbitra, depois de uma bola lhe ter caído do bolso durante um ponto. 

"Na minha vida, em 20 anos, nunca tive uma árbitra tão má como tu. Estás a olhar para onde? Para os pássaros? Para as nuvens?", atirou na direção de Miriam Bley, exigindo que o ponto fosse repetido.

O sucesso norte-americano dá-se também no quadro feminino, já que Katie Volynets bateu a nona cabeça-de-série Veronika Kudermetova por 6-4, 2-6 e 6-2, tornando-se a primeira qualifier daquele país a chegar à terceira ronda na vertente feminina desde Lindsay Davenport, em 1993.

Shelby Rogers, por seu lado, não conseguiu superiorizar-se à bielorrussa Aryna Sabalenka, que recuperou de um início periclitante para fechar o encontro em 6-3 e 6-1.

A falta de grandes títulos da quinta cabeça-de-série é muitas vezes justificada pela inconsistência do seu serviço, mas a verdade é que a pancada parece ter melhorado e Sabalenka continua sem perder um único set depois de já ter disputado seis partidas este ano.

Magda Linette juntou-se na terceira ronda à compatriota e principal favorita ao triunfo Iga Swiatek, com uma vitória por 3-6, 6-3 e 6-4 frente à 16.º cabeça-de-série Anett Kontaveit, enquanto a croata Donna Vekic deixou para trás a 18.º candidata Liudmila Samsonova por 6-3 e 6-0.

Depois de dois dias de várias condicionantes climatéricas, Melbourne Park vem escapando ao calor extremo e à chuva nesta quinta-feira, o que abre caminho à organização para que complete os duelos da segunda ronda.