Mais

Menos sessões nocturnas no ténis: ATP e WTA introduzem novas regras

Iga Swiatek nas Finais WTA em Cancun 2023.
Iga Swiatek nas Finais WTA em Cancun 2023.AFP
A ATP e a WTA pretendem reduzir o número de jogos de ténis a altas horas da noite com novas regras. As organizações de ténis anunciaram também que, a longo prazo, irão assegurar uma maior normalização das bolas. Ambas as questões foram recentemente objeto de repetidas discussões.

"Estamos otimistas quanto à possibilidade de fazer a diferença em ambas as frentes, agora e a longo prazo", afirmou o Presidente do ATP, Andrea Gaudenzi.

A fim de garantir horários mais adequados para os últimos jogos do dia, no futuro não haverá mais do que cinco jogos por dia por court nos torneios masculinos e femininos. Dois jogos terão lugar durante as sessões noturnas. As novas regras têm efeito já a partir do mês de janeiro.

Zverev deve manter recorde

Se os jogadores não puderem entrar num court para o seu jogo até às 22:30, o jogo terá de ser transferido para outro court e começará normalmente até às 23:00.

As organizações de jogadores estipulam que a sessão noturna deve começar, o mais tardar, às 19:30, mas recomendam que os jogos noturnos comecem às 18:30. Com as novas regras, é provável que o jogo recorde de Alexander Zverev em Acapulco, em 2022, se mantenha por enquanto. O número um alemão só conseguiu vencer a sua partida contra Jenson Brooksby às 4:55 da madrugada, depois de uma partida que durou 3 horas e 19 minutos.

Em curso está também uma revisão estratégica do problema das bolas, que deverá conduzir a alterações a partir de 2025. As caraterísticas das bolas deverão então ser mais semelhantes em todos os torneios.