United Cup: Alemanha vence Polónia em pares e leva o troféu

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

United Cup: Alemanha vence Polónia em pares e leva o troféu

Zverev e Siegemund festejam
Zverev e Siegemund festejamAFP
Iga Swiatek derrotou facilmente Angelique Kerber por 6-3, 6-0, seguido de perto por Hubert Hurkacz num duelo desgastante, que teve de reconhecer a superioridade de Alexander Zverev, que venceu por 7-6(3), 6-7(6) 6-4. Foi necessário um jogo de pares mistos para determinar os vencedores da segunda edição da Taça United, em que um super tie-break deu a vitória aos alemães.

Por muito difícil que seja acreditar, Alexander Zverev conseguiu chegar ao ponto de regressar ao court em menos de uma hora para disputar a eliminatória ao lado de Laura Siegemund. Como dupla, tinham vencido todos os jogos na United Cup, o que significava que a dupla polaca Hurkacz e Swiatek tinha de se impor. 

Com o serviço dos homens, os primeiros jogos foram decididos rapidamente, mas quando Iga Swiatek tinha o serviço, a dupla alemã conseguiu quebrar os polacos, que rapidamente se desequilibraram na devolução, mas o impiedoso Zverev debaixo da rede não permitiu um break point. Sasha e Iga tornaram-se cada vez mais os líderes do seu par e o sexto e sétimo jogos - ambos a zero - foram um espetáculo da sua prestação. Hurkacz brilhou no jogo seguinte, embora a sua prestação de quatro pontos de serviço consecutivos não seja uma surpresa. No entanto, não havia qualquer hipótese de um break de devolução com o incansável Zverev no serviço e o alemão venceu o primeiro set por 6-4.

Reveja aqui as principais incidências da partida

O serviço de Zverev foi inquebrável no primeiro set, mas no segundo foi quebrado na primeira oportunidade. A devolução de Iga Swiatek já tinha caído fora do seu alcance. Servindo para Sasha, Swiatek também ganhou o terceiro jogo, dando à Polónia um 3-0 - uma entrada de sonho no segundo set. Inesperadamente, porém, a seleção polaca perdeu um jogo no serviço de Hurkacz e a partida voltou a ficar empatada. Laura Siegemund esteve muito atenta e marcou regularmente por baixo da rede, para além de ter dado o descanso necessário a Zverev, mas com o seu serviço, a alemã conseguiu quebrar novamente no oitavo jogo. O set estava ao alcance, mas algo que raramente vemos acontecer - Hurkacz cedeu o jogo com um erro de serviço no momento decisivo. A alemã conseguiu então regressar, mas no serviço de Siegemund, conseguiu mais uma vez quebrar o serviço, desta vez para o set point, 7-5.

O super tie-break começou de forma ainda mais impressionante, infelizmente com uma troca perdida e dois pontos de serviço de Zverev. Siegemund também marcou duas vezes, após o que o duplo break de Sasha deu aos alemães 6-1. Os pontos ganhos nos serviços de Hurkacz e Zverev já significavam 8-3 para os alemães, e outro mini-break às custas de Swiatek deu aos vizinhos ocidentais as bolas do campeonato. A primeira foi utilizada na rede por Zverev.

Pela segunda vez na história do torneio, a Polónia teve de reconhecer a superioridade dos vencedores, desta vez até à final.