Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BMW surpreende ao liderar a qualificação das 24 Horas de Le Mans, Toyota fora da corrida

A BMW tem um bom começo em Le Mans
A BMW tem um bom começo em Le MansAFP
A BMW surpreendeu ao liderar os treinos de qualificação na categoria rainha dos hipercarros das 24 Horas de Le Mans, esta quarta-feira, à frente da Cadillac e da Ferrari - e muito à frente da Toyota, que se esperava que assumisse a liderança.

O N.15, conduzido pelo belga Dries Vanthoor, pelo suíço Raffaele Marciello e pelo alemão Marco Wittmann, registou o melhor tempo, à frente do Cadillac N.3 e do Ferrari N.50, no final de uma sessão interrompida devido a uma bandeira vermelha.

De acordo com o regulamento, os oito tempos mais rápidos de cada uma das categorias (Hypercar, LMP2 e LMGT3) juntam-se na quinta-feira para disputar a 'hiperpole' - que decidirá as primeiras posições da grelha de partida, por categoria.

Os outros, como os dois Peugeots apenas em 15.º e 20.º, já conhecem a sua posição no início da corrida, no sábado às 15:00.

Quatro dos seis Porsches inscritos na categoria de elite - que é amplamente apontada como uma das favoritas para suceder à Ferrari - terminaram fora dos oito primeiros.

O construtor alemão aproveitou os contratempos do Toyota N.7, que era 4.º no final da sessão de uma hora mas foi penalizado, para fazer subir um lugar o seu N.12 (da equipa privada Jota), inicialmente 9.º, sinónimo de hiperpole.

A sorte de uns é o azar de outros, e o N.7, vencedor em Le Mans em 2021, viu todos os seus tempos anulados. O motivo: um acidente fora da pista no final da sessão, que provocou o acionamento da bandeira vermelha e, consequentemente, o fim prematuro dos treinos. Vai partir em último no sábado.

O Ferrari N.51, que venceu a última edição das 24 Horas de Le Mans, garantiu o seu bilhete para a hiperpole, tal como o Alpine N.35 conduzido pelos franceses Paul-Loup Chatin e Charles Milesi e pelo austríaco Ferdinand Habsburg.

No início do dia, a primeira sessão de treinos livres tinha colocado a Toyota na liderança, com o N.8. Na quarta-feira à noite, no final da qualificação, o N.8 terminou apenas em 11.º lugar.

A competição prossegue na quarta-feira com uma segunda sessão de treinos livres - a primeira noturna - entre as 21:00 e as 23:00.