Fórmula 1: Parafuso solto custa pontos e 5.000 euros à Sauber em má exibição na Austrália

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fórmula 1: Parafuso solto custa pontos e 5.000 euros à Sauber em má exibição na Austrália

Valtteri Bottas teve uma corrida para esquecer em Melbourne
Valtteri Bottas teve uma corrida para esquecer em MelbourneReuters
Um parafuso solto no carro de Valtteri Bottas custou à Sauber os seus primeiros pontos da temporada e uma multa de 5.000 euros no Grande Prémio da Austrália, este domingo, depois de ter saído da pistola de encher pneus e rolado para pista das boxes.

O incidente foi o último de uma série de problemas nas boxes para a equipa suíça, que se tornará a equipa de fábrica da Audi a partir de 2026.

Foi a terceira corrida consecutiva em que a Sauber sofreu problemas na paragem para as boxes, com o piloto chinês Guanyu Zhou a perder tempo no Bahrain e Bottas na Arábia Saudita.

"Tínhamos implementado medidas de mitigação para o nosso problema de paragens nas boxes, algo que melhorou a situação mas, como vimos, não resolveu completamente o problema", disse o representante da equipa Alessandro Alunni Bravi.

"O que aconteceu a Valtteri é um problema ligeiramente diferente, mas relacionado, em comparação com o que aconteceu no Bahrain ou na Arábia Saudita, mas pelo qual pagámos um preço muito alto e que arruinou completamente a corrida de Valtteri", apontou.

Por seu lado, Bottas disse que era claro que a equipa ainda tinha trabalho a fazer.

"Nunca é bom ver uma boa corrida ser destruída: é frustrante porque, até à paragem nas boxes, as coisas estavam a correr muito bem. O que fizemos até agora reduziu muito a incidência, mas o risco ainda existe, como vimos hoje. Há um elemento de azar, e não há nada que a equipa das boxes pudesse ter feito de diferente, é um problema técnico que tem de ser resolvido", acrescentou.

O diretor da corrida, Xevi Pujolar, disse que as alterações feitas desde Jeddah não foram as culpadas.

Os comissários da corrida consideraram que a equipa "perdeu o controlo de um parafuso durante uma paragem nas boxes, causando uma condição potencialmente perigosa nas boxes durante a corrida".