Dacia revelou o carro que Loeb, Al-Attiyah e Gutierrez vão conduzir no Dakar

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dacia revelou o carro que Loeb, Al-Attiyah e Gutierrez vão conduzir no Dakar

Dacia apresentou o carro que será utilizado no Dakar
Dacia apresentou o carro que será utilizado no DakarDacia
O Dacia Sandrider está destinado a dominar o Rali Dakar do próximo ano. Em território desconhecido, a Dacia insiste que este é o veículo que dará aos pilotos uma vantagem competitiva, mas é difícil resistir à impressão de que é mais provável que sejam o ponto forte do fabricante.

O Dacia Sandrider foi apresentado em Paris, pouco antes do meio-dia desta terça-feira. O construtor romeno dá assim seguimento ao anúncio do Grupo Renault, de promover a fiabilidade dos seus veículos na série W2RC, a mais famosa série de ralis e todo-o-terreno do mundo.

O Sandrider (Sand rider) foi, para já, apresentado numa série de documentos de imprensa, devendo a apresentação física ter lugar em abril, no Reino Unido. As primeiras sessões de acrobacias estão agendadas para o verão, em Marrocos, e o primeiro arranque oficial será em outubro, durante o Rallye du Maroc.

Haverá tempo suficiente para preparar o Dakar? Há todas as razões para acreditar que sim, uma vez que o carro é baseado no famoso protótipo Prodrive Hunter T1+. O seu design foi otimizado, a carroçaria foi reduzida ao mínimo, o centro de gravidade será melhor posicionado e o interior, incluindo o painel de instrumentos que pode ser modulado de acordo com as preferências da equipa, foi redesenhado para os pilotos já anunciados no verão passado.

O interior do Sandrider oferece uma melhor visibilidade e um melhor design do cockpit do que o Hunter.
O interior do Sandrider oferece uma melhor visibilidade e um melhor design do cockpit do que o Hunter.Dacia

Sébastien Loeb, Nasser Al-Attiyah e Cristina Gutierrez, que correram na categoria challenger na última edição, são esperados ao volante da Sandriders durante o Dakar. O catari já venceu cinco vezes, Loeb já subiu ao pódio outras tantas e Gutierrez foi a segunda mulher a vencer o Dakar este ano, embora apenas após a polémica desclassificação da família Gochal.

Estes são nomes incontestáveis no mundo dos ralis e parecem ser a melhor garantia de sucesso para a Dacia em todo o projeto.

O veículo, equipado com um motor V6 modificado conhecido do 400Z, deve sobretudo garantir a fiabilidade. A construção simplificada e as soluções como os bancos especialmente concebidos e os painéis magnéticos nas portas para fixar as ferramentas destinam-se a facilitar ao máximo a vida dos pilotos de rali.

O design destina-se a promover a Dacia, sendo a Prodrive responsável pelos parâmetros de desempenho.
O design destina-se a promover a Dacia, sendo a Prodrive responsável pelos parâmetros de desempenho.Dacia